Acordo de cooperação foi formalizado na Universidade de Évora pelas nove universidades parceiras. (Foto. DR)

A Universidade do Porto é uma das nove universidades portugueses que integram a Rede Nacional de Escolas Doutorais (RnED), uma iniciativa lançada no passado dia 23 de fevereiro e que nasce com o propósito de promover a melhoria da qualidade dos Programas de Doutoramento em Portugal.

Entre os pressupostos que suportam esta rede de cooperação está a definição conjunta de boas práticas de funcionamento e ensino e a criação de redes e programas doutorais conjuntos e em associação. Com esta iniciativa, as várias instituições parceiras procuram também acentuar a aposta na criação de programas doutorais capazes de proporcionar uma formação científica de excelência, mas que tenha também em atenção aspetos como a internacionalização dos processos de aprendizagem e de investigação, a interdisciplinaridade dos conteúdos e metodologias de investigação, ou a preparação destes estudantes para uma diversidade de percursos profissionais.

Em causa está ainda o reforço da posição das universidades portuguesas na formulação das políticas nacionais de educação e ciência, junto de entidades como a Direção Geral de Ensino Superior (DGES), a Agência para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I.P).

“Embora a U.Porto não tenha uma Escola Doutoral, tem havido uma colaboração crescente nesta área entre Reitoria, Faculdades e Unidades de I&D. Assim, entendeu-se que seria importante participar neste esforço de colaboração institucional. Do mesmo modo, a U.Porto aderiu em 2016 ao Council for Doctoral Education da EUA – European University Association, tendo em vista acompanhar os debates sobre as transformações e desafios deste nível de formação, no qual a Universidade do Porto se vem afirmando como uma instituição de referência nacional e internacionalmente”, explica Pedro Teixeira, Vice-Reitor da U.Porto com os pelouros da Formação e Organização Académica

O acordo de cooperação foi formalizado na Universidade de Évora e, para além da U.Porto, envolve as universidades de Aveiro, Beira Interior, Évora, Madeira, Trás-os-Montes e Alto Douro, a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade Nova de Lisboa.