Os representantes das universidades parceiras participaram na reunião de lançamento dos consórcios, realizada na U.Minho. (Foto: UM)

A Universidade do Porto é uma das entidades parceiras do JAMIES e do UNorte International, dois novos consórcios associados ao Programa Erasmus+, que visam promover a mobilidade académica de estudantes, mas também de docentes e não docentes, para países do Médio Oriente e da Europa.

O consórcio Joint Academic Mobility Scheme with the MIddle East and South (JAMIES) pretende responder ao desafio urgente de apoiar o desenvolvimento e modernização de Instituições de Ensino Superior nos países do Médio Oriente e do Sul, organizando fluxos de mobilidade de estudantes, docentes e não docentes de/para a Jordânia, Líbano, Palestina, Síria e Tunísia. Para além da U.Porto, integram também este consórcio as universidades do Minho (coordenadora), Algarve, Nova de Lisboa, e Trás-os-Montes e Alto Douro.

Já o consórcio UNorte International destina-se especificamente para a mobilidade na Europa de trabalhadores docentes e não docentes das universidades que integram o consórcio U.Norte. Pretende-se deste modo assegurar um quadro de formação duradoura no sentido de promover uma maior competitividade da U.Porto, da U.Minho (coordenadora) e da UTAD em contextos privilegiados de investigação e inovação.

A reunião de lançamento dos dois consórcios criados a partir candidatura institucional à Ação Chave 1 do Programa Erasmus+ em 2017 decorreu no passado dia 7 de junho, na Universidade do Minho, e contou com a presença de representantes de todas as universidades parceiras.