Equipa de Ténis de Mesa masculino venceu o título nacional universitário.

A Universidade do Porto destacou-se entre as demais instituições de ensino superior presentes nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) por Equipas concentrados, ao conquistar 22 medalhas – onze medalhas de ouro, quatro de prata, seis de bronze e um título coletivo – na competição realizada de 8 a 17 de dezembro, em Aveiro.

A participação da U.Porto começou da melhor forma com a conquista do título coletivo no CNU de Karaté, disputado a 8 de dezembro. Os “karatecas” da Universidade somaram aindatrês medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze.

Os CNU’s continuaram no dia 14 de dezembro com o Padel, modalidade em que a U.Porto alcançou dois primeiros lugares, um no feminino por Inês Barbosa (FADEUP) e Ana Pereira (FEUP) e outro no masculino por Lourenzo Laporta (FADEUP) e João Diogo Magalhães (FEP). Ainda no setor masculino, João Paulo Magalhães (FADEUP) e Afonso Vieira (FEP) subiram ao segundo lugar do pódio.

Jorge Ferreira (FLUP) sagrou-se bicampeão nacional em Xadrez rápidas.

A competição prosseguiu com os CNU’s de Badminton e o Ténis. Depois de três dias intensivos de prova, a equipa U.Porto1 sagrou-se bicampeã nacional universitária de ténis por Rita Vilaça (FDUP), Raquel Mateus (FADEUP) e Rita Pichel (ICBAS). Já a U.Porto2 chegou à medalha de bronze por Raquel Pichel (ICBAS), Joana Vieira (FADEUP) e Ana Pereira (FEUP). No Badminton, a equipa da U.Porto, constituída por Ana Isabel Pereira (FMUP), Ana Rita Santos (FCNAUP), Luís Baía (FCUP) e Guilherme Pereira (FCUP), alcançou a medalha de bronze.

Seguiram-se o CNU de Ténis de Mesa e CNU de Xadrez. No CNU de Xadrez rápidas individual, a U.Porto dominou a prova por equipas ao alcançar o título nacional. Jorge Ferreira (FLUP) sagrou-se bicampeão nacional e Isternândia França (FEUP) venceu a medalha de prata no feminino.

Já no Ténis de Mesa, a U.Porto não só recuperou o título de campeã nacional universitária em equipas feminino por Ana Torres (FMDUP) e Joana Mota (FEUP), como ainda conquistou pela primeira vez o título nacional no masculino por Francisco Fraga (FEUP), André Cunha (FMUP) e Jorge Costa (FEUP).

Equipa de Karting da U.Porto é bicampeã nacional universitária.

A Universidade marcou ainda presença nos CNU’s de Karting e o Tiro com Arco Indoor. No Tiro com Arco, Nuno Paulino (FEUP) levou a melhor ao seu colega de equipa Jorge Ferreira (FCUP) na disputa pelo 3º e 4º lugar, alcançando assim a medalha de bronze.

No Karting, a U.Porto dominou o circuito do Kartódromo de Oiã, sagrando-se bicampeã nacional universitária por equipas, através da equipa composta por Diogo Sousa (FEUP), Jorge Moreira (FEUP) e Luís Moreira (FEUP).

No final das provas, a Universidade do Porto registou assim mais uma excelente prestação no desporto universitário, que desta forma termina o ano com 42 medalhas e dois títulos coletivos conquistados em 10 provas nacionais.