As histórias de cada família serão partilhadas durante o mês de março, ao ritmo de uma por dia. (Foto: DR)

Só na família Von Hafe Pérez contam-se 15 pessoas diplomadas pela Universidade do Porto. Já entre os Castro Lopes ou os Siza Vieira, a ligação à U.Porto atravessa três gerações. Mais recentemente, José Ferreira e a filha, Maria Clara, habituaram-se a partilhar os espaços da Universidade, à semelhança das gémeas Cardoso… Estas são apenas algumas das histórias que serão reveladas nas U.Porto Generations, uma iniciativa que, durante o mês de março, se propõe a dar a conhecer 31 famílias em que diferentes gerações se tenham formado ou estejam a frequentar as faculdades da Universidade do Porto.

Em vésperas de celebrar mais um aniversário (22 de março), a U.Porto foi então à procura de famílias cuja história ajuda a contar os 106 anos de vida da instituição. Desse trabalho resultou a recolha de fotografias e histórias de médicos, cientistas, empresários ou arquitetos que viram o seu percurso ser seguido pelos filhos, netos e outros familiares. Pelo caminho há ainda histórias de pais e filhos que partilharam as mesmas salas de aula, entre muitos outros homens e mulheres em quem a U.Porto “corre no sangue”.

“Uma grande universidade como a do Porto nunca tem antigos estudantes. Por isso, pretendemos que a relação que estabelecemos com os nossos estudantes seja para a vida inteira e, se possível, intergeracional. Reforçar essa ligação é a finalidade do projeto U.Porto Generations”, explica Carlos Brito, Pró-Reitor da U.Porto com os pelouros do Apoio aos Antigos Estudantes (Alumni) e da Comunicação e Imagem.

As diferentes histórias serão partilhadas durante o mês de março, ao ritmo de uma por dia, numa área especial do portal de notícias da U.Porto e na página oficial da Universidade no Facebook.

A U.Porto está ainda aberta a conhecer outras famílias e “Gerações U.Porto”, bastando para tal que partilhem as suas histórias, momentos e fotografias através do e-mail [email protected].