O Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia foi o curso da U.Porto que mais vagas preencheu na 2.ª fase do concurso nacional. (Foto: Egidio Santos/DR)

Confirmando o estatuto de universidade portuguesa mais procurada pelos candidatos ao Ensino Superior, a Universidade do Porto preencheu a totalidade das vagas disponibilizadas nas duas primeiras fases do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) 2018/2019, de acordo com os últimos dados revelados pelo Ministério da Educação e Ciência.

Conhecidos que são os resultados da 2.ª fase do concurso, verifica-se que, só nesta fase, a U.Porto preencheu 441 vagas, correspondentes à soma de vagas que ficaram por preencher na 1.ª fase (apenas 18) com as que foram libertadas por estudantes colocados na 1.ª fase – mas que não se matricularam -, ou em consequência da recolocação de estudantes colocados na 1.ª fase. Isto depois de, na 1.ª fase, ter preenchido 3970 das vagas disponibilizadas, o que se traduziu numa taxa de preenchimento de 99,8%. No total, a U.Porto preencheu assim 4411 vagas nas duas fases do concurso, superando as 4263 registadas no ano passado.

Entre os cursos da U.Porto que tiveram mais colocados na 2.ª  fase do concurso destacam-se o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (21) e as licenciaturas em Economia (20), Ciências de Engenharia (18), Direito (16) e Filosofia (15). Já Mestrado Integrado em Bioengenharia registou a nota de entrada – do último colocado – mais alta (191,3 valores), seguido dos cursos de Medicina da Faculdade de Medicina (190,3) e do ICBAS (189,0) e do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (185,5).

Os estudantes agora colocados devem proceder à matrícula e inscrição na Universidade do Porto, entre 27 de setembro e 1 de outubro, junto da faculdade em que tiverem ingressado.

Globalmente, na 2.ª fase do Concurso Nacional Ae acesso ao Ensino Superior foram colocados 9452 estudantes (para 12457 vagas disponíveis), 4656 dos quais no ensino público. No conjunto da primeira e segunda fases , já ingressaram no ensino superior público, através do CNAES, 46 070 novos estudantes.

A terceira fase do Concurso Nacional de Acesso decorre de 4 a 8 de outubro.