A equipa de Andebol feminino sagrou-se campeã nacional universitária.

A primeira semana das fases finais concentradas dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) 2018 terminou com muita emoção, nervos à flor da pele e, como sempre, com muitos motivos de celebração para a Universidade do Porto. O título de Andebol feminino voltou para a Invicta, ao passo que a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia (AEFEUP) alcançou dois feitos históricos ao sagrar-se campeã nacional universitária de Futebol e Voleibol masculino. Já a equipa de Karaté da U.Porto sagrou-se hexacampeã nacional universitária.

Coube às equipas de Andebol feminino e Hóquei em Patins masculino da U.Porto disputar as primeiras finais destas fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, que se realizam de 16 a 27 de abril em Aveiro.

A jogar na casa do adversário, a equipa de Andebol feminino protagonizou uma “final espetáculo” frente à Associação Académica da Universidade de Aveiro. A U.Porto impôs o seu jogo e reconquistou o título que pertencia precisamente à AAUAveiro. Uma vitória saborosa para as 16 estudantes atletas orientadas pelo técnico Alexandre Monteiro, que garantiram assim a qualificação para os EUSA Games Coimbra 2018.

A equipa de Futebol da AEFEUP é a nova campeã nacional.

Já a história da equipa de Hóquei em Patins não teve o mesmo final. Os pupilos de Tiago Rocha fizeram um excelente campeonato alcançando um lugar na finalíssima destes CNU’s. Desta vez, porém, a AAUAveiro foi mais forte, relegando a U.Porto para o 2.º lugar do pódio, como vice-campeã nacional universitária.

Histórica foi também a participação da AEFEUP nos CNU’s de Futebol e Voleibol masculino. Começando pelos relvados, foi um “golaço” fora da grande área, aos 87 minutos, a ditar o resultado final do jogo frente à Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que deu o título do CNU de Futebol masculino aos “nossos” engenheiros.

A AEFEUP alcançou ainda o título de campeã em Voleibol masculino.

No Voleibol masculino assistiu-se igualmente a uma final muito competitiva entre a AEFEUP e a Associação Académica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (AAULHT). A vitória penderia mais uma vez para as cores dos estudantes da U.Porto, que resolveu a partida na “negra”, pelos parciais de 3-2 (25-20, 23-25, 20-25, 27-25, 15-17).

Já este domingo, e ainda em Aveiro, a equipa de Karaté da U.Porto faz também história ao alcançar o sexto título nacional universitário consecutivo. Orientados por Bruno Esteves, os estudantes portuenses juntaram ao título coletivo a conquista de duas medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze. Destaque para os campeões Luís Silva (kata) e Flávio Cunha (Kumite -67kg), para os vice-campeões Rui Barros (Kumite -60kg) e Joaquim Mendes (Kumite -75kg), e para as medalhas de bronze conquistadas por Dora Brandão (kata), Emanuel Fernandes (Kumite -75kg) e Francisco Silva (Kumite -50kg).

Também este domingo, a U.Porto viajou até Montemor-o-Velho para disputar o CNU de Canoagem. Desta vez a equipa da Universidade ficou-se pelo 2º lugar coletivo, em resultado das medalhas de bronze de Marta Pinto em K1 500, e da dupla Adriano Conceição e David Moço em K2 500.

A primeira semana dos CNU’s ficou ainda marcada pelas participações de várias Associações de Estudantes da U.Porto nas competições de Basquetebol masculino (AFEUP, AEFADEUP), Futsal feminino (AFEUP, AEFADEUP), Futebol (AFEUP, AEFADEUP) e Voleibol masculino (AFEUP e AEFEP).

Os atletas estudantes da U.Porto voltam a entrar em ação esta semana em busca de novas conquistas na maior competição do desporto universitário nacional. Na agenda incluem-se os CNU’s de Rugby 7 feminino (U.Porto) e masculino (U.Porto e AEFEUP), Andebol masculino (AEFEUP, AEFEP, AEFADEUP), Basquetebol feminino (AEFEUP, AEFEP, AEFADEUP, AEFMUP), Futsal masculino (AEFEUP, AEFEP, AEFADEUP), Voleibol feminino (AEFEUP, AEFEP, AEFADEUP). Destaque especial para o CNU de Remo, prova que vai decorrer no dia 25 de abril, em Valbom, numa organização da Universidade do Porto.