Investigadores vão debater e refletir aspetos da investigação científica e da tecnologia nos domínios dos riscos naturais.

Não dependem do ser humano mas devemos estar preparados para os antecipar, prevenir e intervir, na medida do possível, quando acontecerem. No próximo dia 17 de maio, o universo dos riscos naturais estará em foco no encontro “Planear o futuro da sociedade de risco: desafios para a investigação na U.Porto”, que vai reunir na Faculdade de Ciências (FCUP) um conjunto alargado de especialistas da Universidade do Porto nestas matérias.

Promovido pela FCUP em colaboração com a Faculdade de Letras (FLUP) e o Instituto Geofísico da Universidade do Porto (IGUP), este encontro tem como propósito debater e refletir aspetos da investigação científica e da tecnologia nos domínios dos riscos naturais ligados à dinâmica externa, inundações, cheias, erosão do litoral, sismos, movimentos de terra, avalanches, entre outros.

Com início marcado para as 9h, o encontro vai abrir com as intervenções do Reitor da U.Porto e dos diretores da FCUP e da FLUP. Segue-se uma “maratona” de debate (ver programa completo aquicentrado no campo da análise do risco, domínio científico e técnico cujo objeto é a identificação e análise dos diferentes fatores do risco, e que visa a promoção de medidas de prevenção, redução e atenuação, assim como o desenvolvimento de políticas públicas de gestão territorial e de informação.

A conferência é aberta a toda a comunidade. A participação é gratuita, ainda que sujeita a uma inscrição prévia até dia 30 de abril, no site do evento.

Mais informações através do telefone 220 402 090 ou do e-mail [email protected].