investigação FMUP

Sessão vai juntar uma delegação de investigadores norte-americanos e representantes dos vários centros de investigação da U.Porto que trabalham na área do cancro.

Ronald de Pinho, presidente do MD Anderson Cancer Center da Universidade do Texas, um dos maiores centros mundiais de tratamento, investigação e educação médica na área oncológica, vai estar esta quarta-feira, 19 de novembro, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), para promover e debater  oportunidades de colaboração com vários centros de investigação da U.Porto.

O evento vai realizar-se entre as 9h00 e as 11h00, no Auditório do Centro de Investigação Médica da FMUP. Realizada a pedido do MD Anderson Cancer Center, a sessão vai juntar à mesma mesa uma delegação de cinco investigadores norte-americanos e representantes da FMUP, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), do Instituto de Patologia e Imunologia (IPATIMUP) e do Instituto Nacional de Engenharia Biomédica (INEB), todos da Universidade do Porto.

Ronald de Pinho é filho de portugueses emigrados nos Estados Unidos. Reconhecido internacionalmente, o investigador passou 14 anos no Dana-Farber Cancer Institute, onde fundou o Belfer Institute for Applied Cancer Science antes de se juntar ao MD Anderson. Foi também professor na Universidade de Harvard e no Albert Einstein College of Medicine (EUA).

O MD Anderson é um dos mais conceituados centros de tratamento integrado, prevenção, investigação e educação dedicados ao cancro, de todo o Mundo. Tendo como missão eliminar esta doença, o centro promoveu o tratamento de cerca de um milhão de pacientes desde 1944 e detém o maior programa de ensaios clínicos dos EUA.

O centro é reconhecido por promover investigação de translação de elevadíssima qualidade. Para isso, a instituição criou, em 2012, o Moon Shots Program – um projeto que junta médicos e investigadores em equipas multidisciplinares, com o intuito de converter, muito rapidamente, conhecimento científico em avanços no tratamento médico de oito tipos de cancro.

A sessão destina-se à comunidade académica e científica da U.Porto, e à comunidade clínica dos seus hospitais afiliados. Os interessados em participar devem confirmar a sua presença até ao dia 17 de novembro para o endereço de e-mail [email protected] (enviar nome completo e afiliação profissional).