Critérios de avaliação incluiram a reputação dos cursos as perspetivas de carreira e o nível salarial dos recém-licenciados no primeiro emprego.

[NOTÍCIA ATUALIZADA]

Catorze cursos da Universidade do Porto, repartidos pela Faculdade de Economia (FEP) e pela Porto Business School, estão entre os 100 melhores programas de formação lecionados em todo o mundo nas áreas da Economia e Gestão, de acordo com a primeira edição do Ranking BEST-MASTERS promovido pela Eduniversal, uma das mais prestigiadas agências de consultoria internacionais no campo do Ensino Superior.

Resultado da avaliação de mais de 4000 mestrados e programas de MBA lecionados em todo o mundo, este ranking ordena as melhores formações em 30 categorias ligadas à economia e à gestão. Os critérios de avaliação incluem a reputação dos cursos (avaliada por especialistas internacionais), as perspetivas de carreira e o nível salarial dos recém-licenciados no primeiro emprego, ou o índice de satisfação dos estudantes.

Mestrado em Finanças e Fiscalidade (MFF) da FEP alcançou o 50º lugar na categoria de “Taxation” (Finanças), sendo o único representante português num ranking que reúne 50 formações de 18 países. Às portas do “top 50 mundial” ficou também o Mestrado em Economia e Gestão do Ambiente da FEP, 53.º classificado entre as melhores formações na área “Sustainable Development and Environmental Mngt”

No que toca à Porto Business School, o grande destaque vai para a presença da Pós-Graduação em Gestão da Informação e Marketing Intelligence no 33º lugar (a melhor prestação de todos os cursos da U.Porto) da categoria “Business Intelligence, Knowledge and Security Management”. Nota também para o 41º lugar alcançado pela Pós-Graduação em Gestão de Vendas na categoria “Retail Sales Management”, uma lista que também integra o Mestrado em Gestão Comercial da FEP entre os 50 melhores do mundo (47.º)

Destaque igualmente para a presença da escola de negócios da U.Porto no top 100 mundial em mais quatro categorias. A Pós-Graduação em Gestão do Turismo e Hotelaria surge no 54º lugar em “Tourism and Hospitality Management”, ao passo que a Pós-Graduação em Gestão Imobiliária é 79.ª em “Real Estate Management” ; já as pós-graduações em Gestão e Direção de Serviços de Saúde e em Análise Financeira são 90.ª e 92.ª nas categorias “Health Management” e “Financial Markets”, respetivamente.

Dos resultados agora divulgados, há a destacar, por fim, a presença de cinco formações da U.Porto no” top 50 regional” (Europa Ocidental) em outras tantas categorias. São elas a Pós-Graduação da Porto Business School em Comunicação Empresarial (45.ª em “Communications”) e os mestrados da FEP em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão (39.º em “Information Systems Management”), Economia e Gestão da Inovação (40.º em “Engineering and Project Management”), Contabilidade e Controlo de Gestão (48.º em “Accounting and Auditing”) e em Economia e Gestão Internacional (49.º em “International Management”).