investigação FMUP

Investigação da U.Porto coloca-se no top 100 mundial nos campos das Ciências Agrárias e da Engenharia.

A Universidade do Porto continua a sua escalada entre as melhores universidades do mundo. Desta vez, a U.Porto surge na 333ª posição mundial (144.ª europeia) na primeira edição do Best Global Universities Rankings, uma iniciativa da U.S. News & World Report, com o apoio da Thomson Reuters, que reúne as 500 melhores instituições mundiais tendo em conta o seu desempenho na investigação científica e a sua reputação.

Nos 10 indicadores considerados para a avaliar a performance das universidades, a U.Porto destaca-se ao nível do número de publicações e de citações, aparecendo perto do top 200 mundial (208ª e 257ª posições, respetivamente). A Universidade distingue-se também nos rankings temáticos, posicionando-se no top 100 mundial nos domínios das Ciências Agrárias ( 74ª posição) e das Engenharia (99.ª).

A nível global, o ranking é dominado pelas instituições norte-americanas, que lideram o top 3: Harvard Unviersity, Massachusetts Institute of Technology (MIT) e University of California-Berkeley. A University of Oxford é a primeira europeia, surgindo no quinto lugar, logo seguida pela University of Camdridge. Para além da U.Porto, Portugal está ainda representado pelas universidades de Lisboa, Coimbra e Aveiro.

Com este resultado, a U.Porto reforça então o seu lugar no lote restrito das melhores universidades a nível mundial. Só em 2014, a Universidade cimentou a posição em vários rankings de referência, casos do Academic Ranking of World Universities (ARWU), do QS Word University Rankings, do National Taiwan University Ranking | NTU Ranking e do University Ranking by Academic Perfomance (URAP).