Desporto foi uma das áreas em que a U.Porto se manteve entre as melhores 100 universidades. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

A edição 2019 do QS World University Ranking by Subject coloca a Universidade do Porto entre as 400 melhores universidades do mundo em 23 áreas de estudo. O grande destaque vai para o reforço da presença da U.Porto no “Top 100” mundial nas áreas da Arquitetura, Desporto, Engenharia Civil e Engenharia Química, que consolidam a sua posição naquele que é um dos mais conceituados rankings internacionais do Ensino Superior.

A grande área do conhecimento em que a U.Porto surge mais bem posicionada é a de Engenharia e Tecnologia, seguida das Ciências da Vida e Medicina, Ciências Naturais, Artes e Humanidades e Ciências Sociais e Gestão. Quanto às áreas de estudo específicas, a Universidade fixa-se entre as melhores do mundo em mais de metade – 23 em 45 possíveis – das áreas avaliadas pela Quacquarelli Symonds (QS), mais uma do que em 2018.

Para além da presença entre as 51 e as 100 melhores do mundo em Arquitetura, Engenharia Química, Engenharia Civil e Desporto, uma leitura dos dados agora revelados permite identificar três áreas – Engenharia Mecânica, Física e Astronomia e Educação – em que a U.Porto melhora a sua posição, relativamente a 2018. Nota ainda para outras três – Finanças, Gestão e Sociologia – que no ano passado não foram contempladas pelos rankings, mas que em 2019 já estão cotadas entre as melhores do mundo.

De resto, a Universidade do Porto coloca-se entre as 101 e as 150 melhores nas áreas de Agricultura, Educação e Engenharia Mecânica; entre as 151 e as 200 melhores nos domínios da Arte e Design, Ciências do Ambiente, Engenharia Electrotécnica, Farmácia e Farmacologia; entre as 201 e as 250 melhores em Ciência dos Materiais, Línguas Modernas, Medicina e Química ; e entre as 251 e as 300 melhores em Biologia, Ciência de Computadores, Economia, Finanças e Sociologia. A Universidade integra ainda o grupo das 350 melhores nos rankings de GestãoMatemática e o “Top 400” em Física e Astronomia.

Medicina é um dos campos em que a U.Porto lidera a nível nacional. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Em comparação com as outras instituições de ensino superior nacionais, a U.Porto surge, destacada, como a melhor universidade portuguesa em cinco áreas (Arquitetura, Educação, Engenharia Química, Engenharia Civil e Medicina), o que representa uma melhoria em relação ao ano anterior, em que a instituição apenas liderava quatro áreas. A Universidade lidera ainda ex-aequo outras quatro áreas (Agricultura, Desporto, Educação, Engenharia Mecânica e Aeronáutica e Química).

A avaliação das diferentes áreas (agrupadas em cinco grandes áreas temáticas) foi ponderada de acordo com vários indicadores de qualidade (reputação académica, reputação entre empregadores e produção científica) e teve como base dados de inquéritos a empregadores e académicos de todo o mundo, bem como informação bibliométrica retirada da base de dados Scopus/Elsevier.

A nível mundial, os rankings das cinco áreas são liderados pela Universidade de Harvard (EUA), número um em Ciências da Vida e Medicina e também em Ciências Sociais e Gestão; pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology (EUA), o melhor em Ciências Naturais, e Engenharia e Tecnologia; e pela Universidade de Oxford (Reino Unido), que prevalece em Artes e Humanidades. Já as universidades de Oxford, Cambridge (Reino Unido) e Stanford (EUA) são as únicas a marcar presença no “Top” 10 destas cinco áreas.

Recorde-se que, em junho passado, a Universidade do Porto foi considerada a “melhor universidade portuguesa” pelo QS World University Rankings, o ranking de avaliação global das instituições de Ensino Superior realizado pela mesma empresa, ocupando o 328º posto entre as universidades a nível mundial.