Publicado desde 2004 pelo Cybermetrics Lab, grupo de investigação pertencente ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), o maior instituto científico público de Espanha, o  Webometrics é um ranking que avalia o impacto da presença das universidades na internet, a partir de critérios como a quantidade e qualidade de material publicado na internet, o acesso livre a esse material e a excelência científica do mesmo.

Em relação à anterior edição do ranking, a U.Porto regista uma subida absoluta de 20 lugares (do 225.º para o 205.º), posicionando-se agora às portas das 50 melhores da Europa e no 5.º lugar entre as universidades do espaço iberoamericano,

A Universidade do Porto é também a única instituição de ensino superior portuguesa a figurar no “top 100” da Europa e nos 250 primeiros lugares a nível mundial. O pódio nacional fica completo com a presença das universidades de Lisboa e de Coimbra, classificadas, respetivamente, nas posições 264 e 321 a nível mundial.

A nível global, as universidades de Harvard e de Stanford, e o Massachusetts Institute of Technolgy (MIT) lideram a tabela mundial do Webometrics, que coloca 41 instituições norte-americanas no Top 50.

Os resultados completos do ranking podem ser consultados em http://www.webometrics.info/.