A Universidade do Porto é líder nacional nas disciplinas de ciência e tecnologia alimentar e engenharia química.

O ShanghaiRanking’s Global Ranking of Academic Subjects 2017 acaba de colocar a Universidade do Porto entre as 50 melhores universidades do mundo em duas das disciplinas analisadas. A U.Porto é a 11.ª melhor do mundo em Ciência e Tecnologia Alimentar e a 29.ª melhor do mundo em Engenharia Química, liderando as instituições portuguesas em cinco disciplinas.

Neste ranking baseado na análise da produção científica, a Universidade do Porto distinguiu-se nestas duas disciplinas particularmente pela sua excelente prestação no número de artigos publicados em revistas de referência e na percentagem de artigos realizados em colaboração internacional.

A Universidade do Porto destaca-se ainda nas disciplinas de Ciências Agrárias (na posição 150-200 mundial), Recursos Hidrográficos (150-200) e Engenharia Civil (200-300).

A edição deste ano é novamente dominada pela Universidade de Harvard (EUA), que lidera 15 das disciplinas analisadas, entre as quais sete nas Ciências Sociais e quatro na área de Saúde.

Lançado em 2009, o Ranking de Xangai por Disciplinas é um dos mais prestigiados rankings do mundo. A edição de 2017 classifica um total de 4000 universidades, em 52 disciplinas dos campos das Ciências Naturais, da Engenharia, da Medicina e Ciências Sociais.

A avaliação sustenta-se em indicadores de produtividade científica e qualidade da investigação, como o número de publicações, as publicações editadas em revistas de grande impacto e o número de citações (com base no banco de dados InCites). Entre os indicadores está também a colaboração internacional e os prémios académicos atribuídos ao corpo docente e de investigação.