A Universidade do Porto mantém-se entre as 301 e as 400 melhores universidades do mundo, de acordo com a mais recente edição do Academic Ranking of World Universities, o mais antigo e um dos mais prestigiados rankings internacionais do Ensino Superior, elaborado pela Shanghai Jiao Tong University.

Mantendo a sua posição entre as 400 melhores universidades mundiais pelo quarto ano consecutivo, a U.Porto ganhou no entanto uma nova preponderância entre as universidades ibero-americanas, ascendendo ao grupo das 8 a 15 melhores instituições de ensino superior deste espaço geográfico.

Analisando um total de 800 instituições de todos os continentes, o ranking de Xangai é construído com base em quatro critérios de avaliação: Qualidade de Educação, Qualidade dos Docentes, Produção Científica e Produção Per Capita.  Nesta edição, a Universidade do Porto melhorou a sua avaliação nestes dois últimos critérios, os únicos onde a U.Porto produz pontuação.

Nacionalmente, a Universidade do Porto é acompanhada neste ranking por cinco outras universidades. A Universidade de Lisboa é a melhor classificada, situando-se no grupos das 151-200 universidades mundiais, logo seguida da U.Porto, e das universidades de Aveiro, Coimbra e Minho, todas elas classificadas no grupos das 401-500 melhores instituições do mundo. A Universidade Nova de Lisboa fecha o grupo de universidades portuguesas, classificando-se entre as 501-600 melhores universidades do mundo.

A nível global, são as universidades norte-americanas que voltam a dominar este ranking. A Universidade de Harvard volta a conquistar a primeira posição do Academic Ranking of World Universities, logo seguida da Universidade de Stanford (EUA), Universidade de Cambridge (Reino Unido), Massachusetts Institute of Technology (EUA) e a Universidade de Berkeley (EUA).