Vai arrancar no próximo dia 1 de agosto a primeira edição do Massive Open Online Course (MOOC) da Universidade do Porto em “Competência digital docente: inovação no ensino de línguas estrangeiras”, um curso online e gratuito, especialmente destinado a docentes – atuais e futuros – de línguas estrangeiras que pretendam inovar a sua prática pedagógica através da aplicação de novas tecnologias digitais.

Organizado pela Faculdade de Letras (FLUP) com o apoio das Tecnologias Educativas da UPdigital, e disponibilizado na plataforma MiríadaX, este curso tem como objetivo “promover a literacia e a inclusão digitais para o exercício docente através do estímulo e o reforço das competências digitais, visando o desenvolvimento de recursos didáticos e educativos digitais”. Na prática, e ao longo das sete semanas do curso, os participantes terão a oportunidade de adquirir conhecimentos, competências, atitudes e estratégias necessárias para se tornarem profissionais mais proficientes no mundo digital.

No final do curso, é suposto que cada formando domine a “criação de conteúdo digital’. Deste modo “visa-se estimular a literacia digital e promover práticas de inovação pedagógica nos processos de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira”, avança a organização.

A lecionação do MOOC estará a cargo de Maria de Fátima Outeirinho e Tamara Aller, professora do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos e doutoranda em Estudos em Ciências da Linguagem da FLUP, respetivamente.

A inscrição no curso é gratuita e deve ser feita aqui.

Uma aposta bem sucedida

Enquadrado na aposta nas novas tecnologias educativas que a U.Porto vem dinamizando nos últimos anos, o Massive Online Open Course em “Competência digital docente: inovação no ensino de línguas estrangeiras” é o terceiro curso do género a ser lançado pela Universidade na plataforma MiríadaX. A Universidade do Porto é mesmo a instituição portuguesa com maior número de inscritos nos cursos online disponibilizados naquela plataforma que agrega os MOOC’s promovidos pelas 1242 universidades ibero-americanas que fazem parte da rede Universia

Disponibilizado em outubro de 2015, o primeiro MOOC da U.Porto, intitulado “As alterações climáticas nos média escolares”, registou, até abril de 2017, mais de mil inscritos. Já o curso “Coma melhor, poupe mais”, iniciado em junho de 2016, registou um total de 8.549 inscritos nas duas edições realizadas até 2017.