A ação envolveu 31 escolas de norte a sul do país e resultou da iniciativa de um projeto da Faculdade de Letras da Universidade do Porto sobre alterações climáticas

A ação envolveu 31 escolas de norte a sul do país e envolveu 540 alunos, 80 professores e 55 especialistas em ciência das alterações climáticas.

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), através do projeto Clima@EduMedia, percorreu 31 escolas do país para ensinar alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário a usarem os média para a produção de conteúdos sobre alterações climáticas.

A iniciativa realizou-se durante várias sessões, designadas “Formação Relâmpago”, que decorreram de março a junho deste ano. Participaram 540 alunos, 80 professores e 55 especialistas em ciência das alterações climáticas. No total, os estudantes das diferentes escolas criaram 90 peças jornalísticas para publicação nos respetivos média escolares.

As formações foram desenhadas com o objetivo de ajudar os alunos no desenvolvimento de competências de literacia mediática, como a interpretação crítica dos conteúdos produzidos pelos diversos média e a capacidade para a produção de produtos jornalísticos.

A criação dos produtos mediáticos por parte dos alunos exigiu a realização de um estudo prévio sobre vários temas relacionados com as alterações climáticas e a entrevista a especialistas, tanto presencialmente como por videoconferência.

José Azevedo, coordenador do Clima@EduMedia – projeto responsável pelo desenvolvimento das ações de formação – e docente da FLUP, refere que “esta é uma iniciativa verdadeiramente inédita no país, na medida em que os alunos estiveram em contacto com especialistas da área dos média, que os auxiliaram a produzir conteúdos e a descodificar mensagens mediáticas, algo que é absolutamente fundamental para o cidadão do século XXI.”. Simultaneamente, as sessões de formação “ajudaram os estudantes a tomar uma maior consciência sobre a ocorrência das alterações climáticas, problema que está na ordem do dia”, sublinha.

Os trabalhos com maior qualidade jornalística e rigor científico foram publicados no website do Clima@EduMedia, numa secção exclusivamente dedicada para o efeito e intitulada “Jornalista Júnior”. Todos os conteúdos mediáticos estão abertos para consulta pública.

SOBRE O CLIMA@EDUMEDIA

O Clima@Edumedia é um projeto desenvolvido pela FLUP ao abrigo do Programa “AdaPT – Adaptando Portugal às Alterações Climáticas”, com a missão de apoiar a educação nacional em matéria de mudanças climáticas, através do uso dos média.

O projeto está integrado no Programa AdaPT, gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente, IP, enquanto gestora do Fundo Português de Carbono (FPC). Beneficia de um apoio de 472.041,22 Euros, cofinanciados a 85% pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através do Programa EEA Grants, e a 15% pelo FPC.

Para mais informações, contactar a equipa do Clima@EduMedia através do e-mail [email protected]