vinho02

Mestrado conjunto entre as três universidades europeias arranca no próximo ano letivo.

[NOTÍCIA ATUALIZADA]

A Universidade do Porto juntou-se à Universitat Rovira i Virgili (Espanha) e à Université de Bordeaux (França) para lançar um novo mestrado ligado às áreas da Enologia e do Turismo. O futuro programa de mestrado terá a duração de dois anos, sendo que os estudantes terão que seguir uma estrutura já definida, que implica que frequentem o 1.º semestre na Rovira i Virgili (coordenadora do consórcio), o 2.º na Universidade de Bordéus e o 3.º na U.Porto. O 4.º semestre será o estágio final e pode ser feito em qualquer uma das três.

Para a implementação deste projeto, a Comissão Europeia aprovou um orçamento de cerca de 2 milhões e 500 mil euros sendo que uma parte significativa destina-se à atribuição de bolsas para estudantes de todo o mundo terem a oportunidade de frequentar este mestrado. Com arranque no próximo ano letivo, o mestrado terá, pelo menos, três edições, sendo que estão previstas a atribuição de cerca de 50 bolsas que incluem um pagamento mensal de 1000 euros.

O Wintour (Wine Tourism Innovation) é um projeto aprovado do programa Erasmus+, ação Erasmus Mundus Joint Master Degrees que irá reunir estas três universidades que se localizam em zonas estratégicas que aliam áreas turísticas muito atrativas, reconhecidas pela UNESCO como Património da Humanidade, a uma longa tradição na produção de vinho.

Prevê-se que todos os estudantes que obtiverem aproveitamento tenham um diploma conjunto pelas três instituições. A reunião oficial de lançamento do projeto decorreu no passado dia 18 de novembro, em Tarragona, Espanha. Por parte da Universidade do Porto, o coordenador local é o professor da Faculdade de Ciências da U.Porto, Jorge Queiróz, que contará ainda com o envolvimento de Vítor Freitas (FCUP) e de Helena Pina (FLUP).

A primeira fase de candidaturas para o mestrado decorre até 15 de março de 2016 e destina-se a interessados na bolsa Erasmus+. Aqueles que pretendam frequentar o curso sem bolsa, num regime de auto-financiamento, devem candidatar-se de 15 de abril a 30 de maio.

Mais informações no website oficial do curso e/ou através do e-mail [email protected].