Mais de 200 estudantes vão medir forças nas modalidades de Basquetebol, Futsal e Xadrez.

As cidades de Tomiño (Espanha) e Vila Nova de Cerveira (Portugal) vão acolher, de 19 a 20 de novembro, a 27ª edição dos Jogos Galaico Durienses, competição que vai colocar “frente a frente” alguns dos melhores atletas das universidades públicas da Euroregião Galiza – Norte de Portugal.

Campeã em título e instituição com mais vitórias na história da competição, a Universidade do Porto parte como uma das favoritas a nova vitória (seria a nona em 20 edições) no certame. Para isso acontecer terá que suplantar as congéneres das universidades de Santiago de Compostela, Trás-os-Montes e Alto Douro, Vigo, Minho e Corunha nas três modalidades – Basquetebol, Futsal e Xadrez – que compõem o programa dos Jogos.

A cerimónia de abertura tem início às 13h00 (12h00 em Portugal) do dia 19, em Tomiño. Três horas mais tarde,  arrancam as competições  de Futsal, em Tomiño, e de Basquetebol, em Vila Nova de Cerveira. A cerimónia de encerramento está marcada para  as 14h00 do dia 20, e contará com a presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude de Portugal, o Secretario Geral de Desporto da Junta da Galiza, o Presidente da Fundação CEER, os autarcas de Tomiño e de Vila Nova da Cerveira, bem como de representantes das seis universidades participantes.

Ainda antes da abertura dos Jogos, terá lugar, às 10h00 do dia 19,  um Seminário em que se debaterá “O desporto universitário na Euroregião Galicia-Norte de Portugal. Linhas estratégicas, orientações e principais desafios da Estratégia Europa 2020”. Esta sessão vai ser moderada por Manuel Janeira, Pró-Reitor de Cultura, Desporto e Lazer da Universidade do Porto, e contará com a presença dos representantes do desporto das câmaras municipais de Tomiño e Vila Nova de Cerveira.

A edição 2013 dos Jogos Galaico Durienses é organizada pela Fundação Centro de Estudos Euroregionais Galiza-Norte de Portugal (CEER) e pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT), duas entidades dedicadas à cooperação transfronteiriça Galiza-Norte  de Portugal, juntamente com as seis universidades participantes, com a cooperação do conselho de Tomiño e a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.