Capa do livro “A ‘Renascença Portuguesa’ – Pensamento, Memória e Criação”, publicado pela U.Porto Edições.

O mais recente volume publicado pela U.Porto Edições será oficialmente apresentado às 18 horas do dia 22 de fevereiro, numa sessão a decorrer na Biblioteca do Fundo Antigo da Reitoria da U.Porto.

A ‘Renascença Portuguesa’. Pensamento, Memória e Criação” é uma coletânea de comunicações apresentadas no congresso internacional homónimo que, em 2012, assinalou o primeiro centenário da criação daquele movimento cultural português, nascido em 1912, no Porto, pela mão de pensadores e autores como Jaime Cortesão, Raul Brandão, Teixeira de Pascoaes ou Leonardo Coimbra.

Como refere Guilherme d’Oliveira Martins no prefácio deste livro, “Estamos perante um conjunto extremamente interessante e valioso de reflexões que abre horizontes sobre as influências exercidas por algo que se tornou um verdadeiro movimento cultural, cujo alcance e significado não pode reduzir-se a um campo fechado e exclusivo”.

Um tema que continua a merecer uma relevância acrescida na história da cultura portuguesa porque, como sublinha o prefaciador: “Falar da ‘Renascença Portuguesa’ é considerar um impulso fundamental na vida cultural do século XX, indispensável para a compreensão dos diversos caminhos que foram abertos e seguidos pelos intelectuais mais significativos da contemporaneidade”.

Com a coordenação científica de António Braz Teixeira, Celeste Natário, Jorge Teixeira da Cunha, José Carlos Seabra Pereira, Manuel Cândido Pimentel, Manuel Gama e Renato Epifânio, o livro reúne, ao longo de 692 páginas, 48 ensaios de análise às diversas formas de manifestações e influências que a “Renascença Portuguesa” exerceu sobre a cultura portuguesa do século XX.

A apresentação oficial da obra estará a cargo do Professor Emérito Arnaldo Saraiva.

Nesta sessão apresentação com entrada livre para todos os interessados, a apresentação da obra estará a cargo do poeta, ensaísta e cronista Arnaldo Saraiva, Professor Emérito da Universidade do Porto.

O livro já se encontra disponível para venda online, na página da Loja da Universidade do Porto.