A obra é apresentada esta segunda-feira, na FLUP.

Traduzido como as capacidades de o ser humano interpretar, explicar ou traduzir  expressões de sentido, o conceito de hermenêutica apresenta-se como o ponto de partida (e de chegada) para “Uma Coisa Chamada Hermenêutica”, título do novo lançamento da U.Porto Edições, que será apresentado esta segunda-feira, dia 7 de janeiro, às 16h30, na Faculdade de Letras da Universidade Porto (FLUP).

De Hermes a Santo Agostinho, passando pelos Românticos alemães e pelos grandes pensadores do século XIX como Chladenius, esta obra de Ricardo Namora percorre, historicamente, o termo hermenêutica, focando-se com especial relevo na construção do conceito de “hermenêutica literária”.

Especialista em Literatura, Estética e Hermenêutica, Ricardo Namora é autor de livros como “40 Anos de Teoria da Literatura em Portugal”, “Teoria da Literatura e Interpretação – o Século XX em Três Argumentos” e “Before the Trenches: a Mapping of Problems in Literary Interpretation”.

A sessão de lançamento realiza-se na sala de reuniões 2 da FLUP e conta com a apresentação de Joana Matos Frias, docente daquela faculdade.

A entrada é livre.