CNU de Karaté 2014

Luís Silva, estudante da Faculdade de Ciências, sagrou-se bicampeão nacional na prova técnica (Kata). (Foto: CDUP-UP)

Depois de uma temporada em que bateu todos os recordes no desporto universitário em Portugal, a Universidade do Porto promete ainda melhor para 2014/2015. Isso mesmo ficou patente no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Karaté feminino e masculino, competição disputada no passado dia 8 de dezembro, em Aveiro, e que culminou com mais um título – o terceiro consecutivo – da U.Porto na modalidade.

Para mais este triunfo coletivo contaram as oito medalhas conquistadas pelos atletas portuenses nos tatamis do Pavilhão Polidesportivo Prof. Dr. Aristides Hall.  O destaque vai para as três medalhas de ouro conquistadas por  Inês Barbedo Rodrigues (FBAUP) e Gonçalo Pinto (FCUP), na categoria de -67Kg, e por Luís Silva (FCUP),  novo bicampeão nacional em Kata. Ana Rodrigues (FDUP) sagrou-se vice-campeã em Kata e +68Kg, enquanto Tiago Moutinho (FLUP), José Leite (FAUP) e José Saraiva (FMUP), trouxeram o bronze nas provas masculinas de 60Kg e -75Kg, respetivamente.

CNU de Karaté 2014

Delegação da U.Porto foi composta por 16 atletas (clicar para ver formato maior). (Foto: CDUP-UP)

No total, o CNU de Karaté  juntou 39 atletas masculinos e 14 femininas de 13 clubes. Na classificação coletiva, a U.Porto venceu com um total de 33 pontos, seguida da AAUTAD, com 17 pontos, e do Instituto Politécnico do Porto (IPP), com 15 pontos. Com esta vitória, a Universidade garantiu ainda o apuramento direto para o Campeonato Europeu Universitário, que terá lugar na cidade de Zabljak, em Montenegro, de 23 a 26 de julho de 2015.

Encabeçada pelo treinador Bruno Esteves, os oficiais João Pereira e Sofia Rios, e a fisioterapeuta Renata Pereira, a delegação da U.Porto foi composta por 16 atletas.  Para além dos estudantes medalhados, participaram ainda Miguel Gonçalves (FADEUP), Ângelo Marinho (FEUP), Joaquim Mendes (FEUP), Bruno Esteves (FADEUP), Flávio Cunha (FEUP), Ricardo Gavinho (FADEUP), Tiago Dias (FADEUP), Diogo Vale (FCUP), João Pereira (FEP).