Universidade do Porto sagra-se tricampeã nacional de natação piscina curta.

A U.Porto esteve representada por 39 atletas naquele que foi o CNU de Natação com mais participantes de sempre. (Foto: CDUP-UP)

A Universidade do Porto sagrou-se este domingo, 6 de dezembro, tricampeã nacional universitária em Natação Piscina Curta. A jogar em “casa”, a U.Porto conquistou 20 medalhas (10 de ouro, 6 de prata e 4 de bronze) no Campeonato Nacional Universitário (CNU) da modalidade, garantindo o terceiro título coletivo consecutivo numa prova que reuniu na Piscina Municipal da Senhora da Hora mais de 200 nadadores de 18 instituições de ensino superior.

No total, a U.Porto amealhou 185 pontos, score para o qual contribuíram as vitórias em quase metade (10) dos 24 títulos nacionais universitários que estiveram em disputa. Em 2° lugar ficou a Associação Académica de Coimbra (114 pontos) e em 3.° lugar, a Associação Académica da Universidade de Aveiro (103 pontos).

Naquele que foi o CNU de Natação com maior número de participantes de sempre, a Universidade do Porto esteve representada em força com 39 atletas de nove faculdade diferentes: Desporto, Letras, Medicina, Psicologia e Ciências da Educação, Medicina Dentária, Ciências, Economia, Engenharia e Ciências da Nutrição e Alimentação.

CNU Natação 2015O destaque vai para os estudantes que alcançaram as medalhas de ouro. A U.Porto alcançou o primeiro lugar nos 4x50m estilos feminino por Marta Abreu, Mariana Almeida, Bruna Coentrão e Vânia Neves, e no masculino por Diogo Ramos, André Santos, Diogo Moreira e Bernardo Graça.

Bernardo Graça venceu a medalha de ouro nos 50m livres e nos 100m livres. Marta Abreu voltou a liderar os 100m costas. André Santos foi o campeão dos 50m Bruços e dos 100m Bruços e Vânia Neves não deu hipótese nos 400m Livres.

Por último, a U.Porto foi dupla campeã dos 4x50m livres feminino e masculino com Bruna Coentrão, Vânia Neves, Mariana Almeida e Marta Abreu, e no masculino com Bruno Silva, Diogo Moreira, André Santos e Bernardo Graça.

O Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Natação Piscina Curta foi organizado pela U.Porto e pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU).

Esta é a primeira vitória do ano da Universidade do Porto que, nos últimos anos, tem liderado o Ranking Nacional do Desporto Universitário. A U.Porto volta a competir de 9 a 12 de dezembro, em Vila Real, nos Campeonatos Nacionais Universitários de Ténis de Mesa, Karting, Bilhar Pool Bola 8, Badmínton, Xadrez Rápidas e Kickboxing Light Kick.