Santander, EIA, European Inovation Academy, Universidades, Estoril

A Universidade do Porto e o Banco Santander vão oferecer 25 inscrições a estudantes da U.Porto que pretendam participar na European Innovation Academy 2019 (EIA 2019), uma “summer school” internacional – engloba mais de 40 nacionalidades e 60 países – de empreendedorismo, que vai decorrer em Portugal, mais precisamente em Cascais, de 15 de julho a 3 de agosto.

Dirigido a todos os estudantes das melhores universidades americanas, asiáticas e europeias, a EIA é um programa de empreendedorismo imersivo cujo objetivo é oferecer uma experiência de aprendizagem experimental para ajudar os participantes a fazer escalar as suas ideias de negócio. Além de ser uma experiência muito prática, na lógica do “learning-by-doing”, será também uma excelente oportunidade para apresentar projetos a potenciais investidores, também presentes no evento.

No ano passado, 30 estudantes da U.Porto participaram no evento e cinco deles estiveram envolvidos em projetos premiados.

Ao longo de três semanas de trabalho intensivo, os participantes vão ser divididos em equipas multidisciplinares (para que a troca de competências seja ainda mais completa). Haverá um tema por semana, sendo “Ideation & Formation” o primeiro. As semanas seguintes vão falar de “Prototype and Growth Hacking” e “Finding Users and Pitching. Especialistas da Amazon, Airbnb, Google são alguns dos muitos oradores e mentores do programa.

Quem pode concorrer?

O programa destina-se a qualquer estudante (em qualquer ciclo de estudos) que possua um vínculo válido com a Universidade do Porto. Cada entrada oferecida pela U.Porto e pelo Banco Santander tem o valor de 1899 euros (despesas com alojamento, transportes e refeições são da responsabilidade dos participantes). A organização informa que não será entregue qualquer quantia monetária aos participantes, sendo os 1899€ o valor da bolsa, isto é, da entrada no evento.

As candidaturas estão abertas até ao dia 20 de abril e devem ser feitas na plataforma Santander X. Os interessados em concorrer devem registar-se na plataforma para conseguirem aceder à convocatória serem elegíveis.

Passo a passo:

1. Aceder à plataforma Santander X e criar um perfil;

2. Depois de confirmado o perfil, através do email, aceder à convocatória da U.Porto Inovação e European Innovation Academy;

3. Clicar em “Inscrever-me” e preencher o formulário. Caso surja alguma dificuldade contactar por favor Maie Peetri, da U.Porto Inovação ([email protected])

4. Já está!

A gestão das bolsas e seleção dos participantes está a cargo da equipa da European Innovation Academy e também da U.Porto Inovação, o gabinete de transferência de conhecimento da Universidade do Porto, que estabeleceu uma parceria com a European Innovation Academy para o efeito.

Algumas notas importantes a ter em conta: aos estudantes selecionados será pedido o pagamento de uma taxa no valor de 50€ como garantia da participação no programa – parte desse valor será, depois, devolvido em cheque oferta; as despesas de alojamento, transportes e alimentação não estão incluídas na bolsa; um dos critérios de seleção é a diversidade das Faculdades, tentando europeagarantir a representatividade do maior número possível de unidades orgânicas da Universidade do Porto.

Mais informações através dos endereços de e-mail [email protected] e [email protected] (inscrições), e [email protected] (alojamento).