Duas tendas de campanha e um posto médico do Exército estiveram montados na manhã de terça-feira, no Palácio de Cristal. (Fotos: Egídio Santos/U.Porto)

Esta terça-feira, dia 20 de dezembro, o Palácio de Cristal encheu-se do espírito de Natal para um almoço solidário, oferecido à população carenciada da cidade do Porto. Organizado pelo Mercado Solidário de Natal da U.Porto, em parceria com o Exército Português, o almoço juntou cerca de 100 pessoas, que puderam também realizar exames médicos e consultas, e usufruir de serviços de barbearia e cabeleireiro.

Tudo começou com a atuação da Banda do Exército de Destacamento do Porto, assistida quer pela população presente, quer pelo Professor Fontes de Carvalho, Pró-Reitor da Universidade do Porto, pelo Tenente-General José Calçada, Comandante de Pessoal do Exército, e outros membros da comitiva das Forças Armadas.

O Pró-Reitor da U.Porto, Manuel Fontes de Carvalho, destacou o sucesso da iniciativa junto da população da cidade

“A solidariedade é um valor fundamental para a Universidade do Porto, não só na época do Natal, como em todo o ano. Por isso mesmo, decidimos realizar a primeira edição do Mercado Solidário de Natal, onde o objetivo é ajudar quem mais precisa. Entre outras iniciativas, juntamo-nos ao Exército Português, que nos ajudou a dar um melhor dia às pessoas carenciadas da cidade do Porto”, comentou Manuel Fontes de Carvalho, Pró-Reitor da U.Porto.

“Rancho à moda de Viseu” foi o prato servido às cerca de 100 pessoas carenciadas da cidade.

Durante a manhã, estiveram montados atrelados de cozinha e uma padaria de campanha, onde foi confecionado “Rancho”, “Bola de Carne” e “Pizza” para todos os visitantes. No espaço, esteve também aberto um posto médico, com serviços de enfermagem e testes de diagnóstico nas áreas da radiologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, medicina dentária, entre outras.

O almoço solidário assinalou o encerramento da primeira edição do Mercado Solidário de Natal da U.Porto. Celebrar o Natal e apoiar aqueles que mais precisam foram os principais objetivos desta iniciativa que, durante 10 dias, juntou organizações e instituições de solidariedade da cidade no Palácio de Cristal.