Parceria com a Efacec já se traduziu em dezenas de projetos e patentes conjuntas e cinco novas infraestruturas instaladas na U.Porto para trabalhos conjuntos.

Depois do Prémio Fomento de Empreendedorismo, em 2007, e do Prémio Valorização do Conhecimento e Fomento do Empreendedorismo, em 2012, a Universidade do Porto volta a ser distinguida pela COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação pela aposta que vem desenhando na aproximação ao setor empresarial. Desta vez, a U.Porto recebeu  uma menção honrosa na categoria ‘Casos Exemplares de Cooperação Universidade-Empresa’ dos Prémios COTEC 2013, que reconhece o sucesso da cooperação que a Universidade mantém há quase 30 anos, com a Efacec.

Com esta distinção, a U.Porto e a Efacec veem então reconhecido o sucesso de uma colaboração iniciada em 1984 e que se tem traduzido “numa cooperação que tem produzido claros benefícios para ambas as instituições aos níveis académico, científico e de transferência de conhecimento”. Prova disso são “os 76 projetos colaborativos, as 10 patentes conjuntas e as 5 novas infraestruturas criadas nas instalações da Universidade do Porto para trabalhos conjuntos”, destaca a COTEC.

Para além da U.Porto, também a Universidade de Lisboa e a Universidade do Minho foram citadas como ‘Casos Exemplares de Cooperação Universidade-Empresa’, iniciativa que tem por objetivo premiar casos exemplares de cooperação continuada entre uma Universidade e uma empresa ou grupo empresarial. A vencedora da categoria foi a Universidade de Aveiro, que viu premiada a colaboração mantida desde 1973, com a PT Inovação.

Entregues no passado dia 27 de novembro, durante o 10.º Encontro Nacional de Inovação COTEC, os prémios COTEC 2013 distinguiram também o  Instituto Politécnico de Setúbal, vencedor da categoria ‘Valorização do Conhecimento e Fomento do Empreendedorismo 2013’, destinada a valorizar as boas práticas e resultados dos Institutos Politécnicos portugueses.

Foco central na estratégia de desenvolvimento que a instituição tem procurado implementar durante a última década, a aposta da U.Porto na aproximação ao setor empresarial, combinada com promoção de estruturas e iniciativas de promoção e apoio ao empreendedorismo entre a comunidade académica, constitui um exemplo de boas práticas a nível nacional e internacional. Isso mesmo foi reconhecido pela COTEC Portugal em 2007, quando atribuiu à U.Porto o Prémio Fomento de Empreendedorismo pelo seu projeto de implementação de um espírito empreendedor entre os seus 30 mil estudantes, docentes e investigadores. Já em 2012, a Universidade foi galardoada com o” Prémio Valorização do Conhecimento e Fomento do Empreendedorismo” na categoria ‘Estratégias de Comercialização de Tecnologias’, pelo trabalho desenvolvido ao nível da valorização económica das suas atividades de investigação e fomento/apoio ao empreendedorismo.

Mais informações aqui.