Atletismo da U.Porto é decacampeão nacional universitário em Atletismo Ar livre.

A Universidade do Porto voltou a fazer história no desporto universitário nacional ao conquistar, pela décima vez consecutiva, o Campeonato Nacional Universitário de Atletismo Pista Ar Livre. Esta não foi contudo a única boa notícia vinda do fim-de-semana, que ditou também o regresso ao Porto do título nacional em Natação Piscina Longa.

No CNU Atletismo Pista Ar Livre, que decorreu no Estádio Universitário de Lisboa, a U.Porto defendia o título frente a 30 instituições de ensino superior de todo o país.  E os estudantes / atletas portuenses não desiludiram. Para além de mais um título coletivo, os agora decacampeões nacionais universitários conquistaram 18 medalhas, incluindo quatro de ouro, sete de prata e sete de bronze.

A nível individual, o destaque vai para os triunfos de Andreia Nicolau no salto em altura, de Daniela Sousa nos 3000m obstáculos, de Beatriz Baptista no salto com vara, e de João Duarte no tripo salto. Às portas do ouro ficaram ainda os vice-campeões Pedro Vila Cova nos 110m barreira, José Gonçalves no lançamento do dardo, Mariana Pinto no lançamento do martelo, Ana Lopes nos 5000m, João Duarte no salto em altura, Andreia Nicolau no salto em altura e a equipa 1 da U.Porto na estafeta medley.

A U.Porto subiu ainda ao pódio para receber sete medalhas de bronze, pelos atletas Tony Calvo nos 3000m obstáculos, Berenice Vila nos 100m barreiras, Ieva Sukeviciute nos 10000 marcha, Sara Silva no salto em comprimento, Elsa Gomes no salto em altura, Cláudia Ferreira no lançamento do peso e a equipa 2 da U.Porto na Estafeta Medley.

Equipa de Natação da U.Porto conquista o título nacional universitário de Piscina Longa.

No domingo foi a vez da equipa de Natação brilhar em Coimbra. Numa competição que juntou 17 instituições de ensino superior, a U.Porto “vingou-se” da derrota em 2017 e recuperou o título de campeã nacional com 15 medalhas conquistadas, 3 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze.

Joel Silva, nos 100m costas, Nuno Graça,nos  100m mariposa, e Rafael Bessa, 200m livres, sagraram-se campeões nacionais universitários. As medalhas de prata ficaram com os estudantes João Carvalho (50m livres), Márcia Saraiva (100m mariposa), Vânia Neves (200m estilos), Rafael Bessa (200m estilos) e as estafetas 4x50m livres feminino e masculino, ao passo que as de bronze foram conquistadas por Vânia Neves (400m livres), Joana Silva (50m bruços), Joel Silva (50m costas), Marta Rocha (50m mariposa), Nuno Graça (50m mariposa), e pela equipa de 4x50m livres mistos.

No total a U.Porto esteve representada nos CNU’s de Atletismo Pista Ar Livre e NataçãoPiscina Longa por 52 estudantes atletas, 37 de atletismo e 15 nadadores.

Após mais um fim-de-semana de ouro no desporto universitário, a U.Porto vai continuar em competição até ao final deste ano letivo. Nos dias 29,30 e 31 de maio, as equipas de Futebol 7 feminino e masculino tentam a sua sorte na Covilhã. Para junho estão marcadas as provas nacionais universitárias de desportos de praia, golfe, triatlo, escalada e ginástica.