U.Porto é campeã nacional universitária de Escalada e Ténis de Mesa

A equipa de Escalada juntou ao título universitário a conquista de seis medalhas individuais.

A Universidade do Porto disputou, entre 9 e 16 de dezembro, um total de nove Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) e alcançou nada mais nada menos do que três títulos coletivos (Escalada e Ténis Mesa feminino e masculino), três títulos de vice-campeã nacional (Karting, Orientação e Xadrez), três terceiros lugares por equipas (Basquetebol 3×3, Bilhar e Badminton) e ainda seis medalhas individuais em KickBoxing Light Kick.

Braga recebeu os Campeonatos Nacionais Universitário de Escalada nas três vertentes em competição, Velocidade, Dificuldade e Boulder. No culminar das três provas, a U.Porto saiu a grande vencedora com uma medalha de ouro, duas de prata e três de bronze, alcançando assim o título de campeã nacional universitária por equipas.

O destaque da competição vai para Manuel Filipe Carvalho, que venceu o ouro na prova de Dificuldade, a prata no Boulder e o bronze na Velocidade. Tomás Fontes foi vice-campeão nacional na prova de Velocidade e Miléne Masson venceu o bronze na Dificuldade e Boulder.

A U.Porto manteve a hegemonia no Ténis de mesa ao conquistar título de campeã nacional por equipas no feminino e masculino.

Destaque também para as equipas feminina e masculina de Ténis de Mesa da U.Porto que alcançaram ambas os títulos de campeã nacional universitária por equipas, numa prova exemplar, sem derrotas, que levou as equipas da U.Porto a alcançar o primeiro lugar no CNU de Equipas, que decorreu dia 13 de dezembro em Aveiro.

No CNU de Karting, a U.Porto alcançou o título de vice-campeã nacional universitária. A equipa de Luís Duarte, Diogo Sousa e Jorge Moreira fez uma excelente prova, sempre na liderança, no entanto, na última corrida a equipa da AEISEP assumiu a primeira posição, vencendo o CNU que decorreu em Matosinhos.

Equipa de karting da U.Porto sagrou-se vice-campeã nacional universitária.

A segunda equipa da U.Porto, constituída pelos pilotos Ricardo Puerta Guedes, João Machado dos Santos e José Pedro Gonçalves, alcançou o quarto lugar entre as 12 equipas participantes, após uma recuperação fantástica nos últimos minutos da última corrida.

Também em destaque esteve a equipa de Orientação da U.Porto que subiu ao segundo lugar do pódio no Campeonato Nacional Universitário com Pedro Silva, Ana Carolina Delgado, Helena Miranda, Pedro Vieira da Silva, Ana Pinheiro, Verónica Fradique, Daniela Pires, Diogo Delgado e Luís Martins.

No Kickboxing, a U.Porto alcançou três medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze. Pedro Martins (-74kg), Hugo Nogueira (-79kg) e Roberto Nogueira (+94kg) são os grandes campeões universitários, Abel Tavares (-84kg) alcançou a prata e João Silva (-63kg) e Rita Veloso (-60kg) o bronze. O troféu de equipas será atribuído após a prova de KickBoxing Low kick que se realiza em maio de 2017.

No Xadrez a U.Porto arrecadou o troféu de vice-campeã nacional por equipas. Na classificação individual, Bruno Ribeiro ficou em 5.º lugar, Gudilak Constantino em 6.º lugar, Pedro Mendes em 10.º e Sandro Baptista em 13.º lugar.

Nos campeonatos de Basquetebol 3×3, Badminton e Bilhar, a U.Porto subiu ao 3.º lugar do pódio. Em Guimarães, no Basquetebol 3×3, a equipa feminina da U.Porto esteve em destaque ao alcançar o terceiro lugar com Catarina Rolo, Sofia Almeida, Joana Jesus, Francisca Meinedo. As equipas masculinas ficaram em 4.º lugar (U.Porto3), 5.º lugar (U.Porto2), 12.º lugar (U.Porto3).

Já em Aveiro, na prova de Bilhar, os estudantes António Estrada, Tiago Constante, Ruben Dias e João Alves alcançaram também o terceiro lugar.

No Badminton, a U.Porto esteve em prova também em Aveiro nos dias 15 e 16 de dezembro, alcançando também o terceiro lugar com Inês Lorga, Ana Rita Santos, Teresa Figueira, Ricardo Silva e Gonçalo Almeida.