Equipa de Andebol feminino da U.Porto conquista o título de campeã nacional universitária (Foto: CDUP)

A equipa da Universidade do Porto sagrou-se, esta quarta-feira, dia 1 de maio, bicampeã nacional universitária em Andebol feminino, após a vitória na final do Campeonato Nacional Universitário 2019, por 32-25 frente à Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM). A cidade-berço foi o palco da vitória da equipa da U.Porto, depois de três dias de competição.

Na competição, disputada no Complexo Desportivo de Azurém, em Guimarães, as estudantes atletas da U.Porto iniciaram a prova com duas vitórias na fase de grupos, a primeira frente ao Instituto Politécnico de Leiria por 23-9, e a segunda frente à AAUM por 20-17, equipa que viria a encontrar novamente na final do campeonato. Na meia-final, a 30 de abril, encontraram-se as duas finalistas do ano transato: U.Porto e Associação Académica da Universidade de Aveiro. A U.Porto acabou por sair vitoriosa, apurando-se para a final com uma vitória por 31-27.

A final deste campeonato, disputada a 1 de maio, não começou da melhor forma para o plantel da Universidade do Porto, terminando mesmo a primeira parte a perder por 18-14. Na segunda parte, a estratégia e vontade de vencer não deram hipótese de resposta às minhotas. As estudantes atletas da U.Porto “cavalgaram” no marcador até à vitória por 32-25, revalidando o título de Campeã Nacional Universitária de Andebol feminino. A AAUAveiro fechou o pódio.

“Foi um jogo difícil, sabíamos que éramos favoritas, tínhamos sido campeãs o ano passado, mas o jogo não correu como nós estávamos à espera. Na segunda parte entrámos bem e acabámos por levar o ouro para casa. Somos bicampeãs nacionais e estamos muito contentes. Somos uma equipa toda federada e por isso levamos isto muito a sério”, frisou a capitã da equipa da U.Porto, Filipa Gante.

O treinador do plantel, Alexandre Monteiro, não poupa nos elogios. “Trabalhamos ao longo do ano para isto, conseguimos e estou muito contente. Acho que é inequívoco que temos o melhor plantel universitário e isso comprovou-se uma vez mais, com uma vitória”, acrescenta.

Orientadas pelos treinadores Alexandre Monteiro e Ana Carvalho, a equipa da Universidade do Porto é constituída por 18 estudantes atletas de dez faculdades, são elas: Ana Esperança, Ana Filipa Gante, Carolina Loureiro, Carolina Monteiro, Catarina Mota, Catarina Lopes, Isabel Cardoso, Josefina Rodrigues, Leonor Gonçalves, Maria Duarte, Mariana Azevedo, Marta Ferreira, Matilde Gomes, Micaela Estrelinha, Patrícia Vieira, Sara Brás, Sofia Jesus, Tânia Ferreira.

Os Campeonatos Nacionais Universitários das restantes modalidades prolongam-se até dia 10 de maio, reunindo cerca de dois mil atletas.