Ao conquistar 22 medalhas, a delegação da U.Porto revalidou o título de campeã nacional universitária.

A Universidade do Porto confirmou este domingo, em Faro, o estatuto de principal potência do Atletismo nacional a nível universitário ao conquistar, pela sexta vez consecutiva, o título coletivo no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo Pista Ar Livre, uma das provas rainhas do Desporto Universitário em Portugal.

Somando um total de 22 medalhas (oito de ouro, nove de prata e cinco de bronze) a U.Porto superiorizou-se à Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) segunda classificada, e à Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), terceira classificada. A nível individual, o destaque vai para os títulos nacionais conquistados por José Pedro Gonçalves (FEUP) no Lançamento do Peso, Isaac Lopes (FEUP) no Triplo Salto, Teresa Ribeiro (FADEUP) no Lançamento do Dardo, Carlos Revuelta Parra (FADEUP) e Mariana Pinto (FDUP) no Lançamento do Martelo,  Cláudia Rodrigues (ICBAS) 100m barreiras, e por João Cruz (FEUP) nos 1500m.

De relevo foi também o desempenho da Estafeta feminina composta por Diana Relvas (FADEUP), Cláudia Rodrigues, Daniela Cruz (ICBAS) e Sara Martins (FMUP), que juntou à  medalha de ouro um novo recorde nacional universitário da especialidade.

A delegação de Atletismo da U.Porto deslocou-se ao Algarve com 36 atletas orientados pelo treinador Pedro Guimarães e pelo treinador-adjunto Filipe Sousa. Recorde-se que este ano letivo, na modalidade de Atletismo, a Universidade alcançou o título coletivo em Pista Coberta, Corta-Mato e Estrada, fazendo agora o pleno na modalidade ao conquistar o título coletivo em Pista Ar-Livre.