Os atletas da U.Porto são os que mais ganharam medalhas no desporto universitário nacional.

Os atletas da U.Porto são os que mais ganharam medalhas no desporto universitário nacional.

A Universidade do Porto bateu o recorde de medalhas alguma vez alcançado no desporto universitário nacional. Com 151 medalhas alcançadas desde o início do ano letivo até ao momento, a Universidade do Porto tornou-se a instituição, na história do desporto universitário, com mais medalhas conquistadas num ano.

Ao sagrar-se no passado fim-de-semana vice-campeã nacional universitária no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Natação Piscina Longa, com 12 medalhas conquistadas, três de ouro, seis de prata e três de bronze, a U.Porto bateu o recorde de medalhas que detinha desde 2012 de 140 medalhas.

Um feito inédito “que se deve essencialmente à dedicação dos atletas que procuram cada vez mais representar a Universidade do Porto nas mais diversas modalidades”, afirma o diretor do Centro de Desporto da U.Porto, Bruno Almeida, “este resultado deixa-nos bastante satisfeitos e é sem dúvida um reconhecimento do contínuo esforço de uma equipa que, ao longo dos últimos anos, tem trabalhado para servir cada vez melhor os estudantes no que diz respeito ao desporto universitário”.

No passado fim-de-semana estiveram em destaque os atletas de Natação que se deslocaram a Coimbra para vencer o 2.º lugar coletivo em Natação Pista Longa. As medalhas de ouro pertenceram à equipa feminina que disputou os 4x50m estilos e 4x50m livres e a Vânia Neves (FADEUP) nos 400m livres.

Em segundo lugar ficou a equipa masculina que disputou os 4x50m estilos e 4x50m livres, Sara Azevedo (FDUP) nos 50m Livres, Alexandra Oliveira (FADEUP) nos 50m Costas, Bruna Coentrão (FADEUP) nos 50m Mariposa e, por último, Paulo Santos (FMUP) nos 50m Livres que venceu também a medalha de bronze nos 50m Mariposa. Em terceiro lugar ficaram ainda Álvaro Silva (FAUP) nos 200m Estilos e Marta Abreu (FMDUP) nos 100m Bruços.

A U.Porto ainda pode aumentar o número de medalhas no seu palmarés no CNU de Esgrima a 29 de Junho e no CNU de Voleibol de Praia a 16 de Julho, últimas provas deste ano letivo 2013/2014.