Mundial Universitário de Voleibol de Praia 2012

Eleitos de Francisco Fidalgo vão estagiar até 21 de julho, no Centro de Treinos de Alto Rendimento da FPV, em Espinho.

A Universidade do Porto é a instituição de ensino superior mais representada entre as seis duplas (três masculinas e três femininas) que vão vestir as cores de Portugal no Campeonato Mundial Universitário (CMU) de Voleibol de Praia, que se realiza na Praia de Matosinhos, de 23 a 27 julho.

Ao todo são sete – em doze possíveis – os estudantes da U.Porto que vão marcar presença na mais importante prova mundial do voleibol de praia universitário. No setor feminino, destaca-se a presença da dupla formada por Rosa Couto e Marta Hurst, estudantes das faculdades de Farmácia (FFUP) e de Desporto (FADEUP), respetivamente. Já Joana Resende, da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto (FCNAUP), junta-se a Tânia Oliveira (Universidade Fernando Pessoa) numa equipa que reúne duas atletas que estiveram em destaque no Campeonato Europeu Universitário de Voleibol de Praia 2013. A outra dupla é formada por Margarida Reis (Universidade Nova de Lisboa) e Maria Tinoco (Universidade de Lisboa).

Já no masculino, a U.Porto estará representada em todos as equipas portuguesas em competição. O principal destaque vai para a dupla composta por Filipe Pinto e Tomás Silva (FMUP), estudantes, respetivamente, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP). Entre os eleitos do selecionador Francisco Fidalgo estão ainda os nomes de Sebastião Alves e de e Simão Teixeira, estudantes da FADEUP que alinharão ao lado de João Simões (Universidade Fernando Pessoa) e de Luís Moreira (Instituto Politécnico do Porto).

O estágio de preparação teve início a 14 de julho e vai prolongar-se até 21 de julho, no Centro de Treinos de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), em Espinho. Durante este período, os atletas vão realizar treinos bi-diários e jogos de preparação, sob o comando de Francisco Fidalgo e dos treinadores João Pedro Vieira, Ricardo Rocha e Pedro Carvalho. Cinco dos estudantes vão ainda participar na Fase Final do Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Voleibol de Praia, que se realiza nos dias 16 e 17 julho, na Praia de Matosinhos, em jeito de preparação para ao CMU.

O CMU e o CNU de Voleibol de Praia são organizados pela Universidade do Porto, juntamente com a Federação Académica do Porto e o Instituto Politécnico do Porto.