U.Porto domina convocatória para o CMU Voleibol de Praia 2014

Mundial Universitário de Voleibol de Praia 2012

Eleitos de Francisco Fidalgo vão estagiar até 21 de julho, no Centro de Treinos de Alto Rendimento da FPV, em Espinho.

A Universidade do Porto é a instituição de ensino superior mais representada entre as seis duplas (três masculinas e três femininas) que vão vestir as cores de Portugal no Campeonato Mundial Universitário (CMU) de Voleibol de Praia, que se realiza na Praia de Matosinhos, de 23 a 27 julho.

Ao todo são sete – em doze possíveis – os estudantes da U.Porto que vão marcar presença na mais importante prova mundial do voleibol de praia universitário. No setor feminino, destaca-se a presença da dupla formada por Rosa Couto e Marta Hurst, estudantes das faculdades de Farmácia (FFUP) e de Desporto (FADEUP), respetivamente. Já Joana Resende, da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto (FCNAUP), junta-se a Tânia Oliveira (Universidade Fernando Pessoa) numa equipa que reúne duas atletas que estiveram em destaque no Campeonato Europeu Universitário de Voleibol de Praia 2013. A outra dupla é formada por Margarida Reis (Universidade Nova de Lisboa) e Maria Tinoco (Universidade de Lisboa).

Já no masculino, a U.Porto estará representada em todos as equipas portuguesas em competição. O principal destaque vai para a dupla composta por Filipe Pinto e Tomás Silva (FMUP), estudantes, respetivamente, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP). Entre os eleitos do selecionador Francisco Fidalgo estão ainda os nomes de Sebastião Alves e de e Simão Teixeira, estudantes da FADEUP que alinharão ao lado de João Simões (Universidade Fernando Pessoa) e de Luís Moreira (Instituto Politécnico do Porto).

O estágio de preparação teve início a 14 de julho e vai prolongar-se até 21 de julho, no Centro de Treinos de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), em Espinho. Durante este período, os atletas vão realizar treinos bi-diários e jogos de preparação, sob o comando de Francisco Fidalgo e dos treinadores João Pedro Vieira, Ricardo Rocha e Pedro Carvalho. Cinco dos estudantes vão ainda participar na Fase Final do Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Voleibol de Praia, que se realiza nos dias 16 e 17 julho, na Praia de Matosinhos, em jeito de preparação para ao CMU.

O CMU e o CNU de Voleibol de Praia são organizados pela Universidade do Porto, juntamente com a Federação Académica do Porto e o Instituto Politécnico do Porto.