Vencedores da IX Gala do Desporto da Universidade do Porto. (Foto: CDUP-UP)

O Pavilhão Prof. Dr. Galvão Telles do Estádio Universitário do Porto receber esta quarta-feira a IX Gala do Desporto da Universidade do Porto. Num evento de homenagem a todos os que contribuíram para o sucesso da U.Porto no ano letivo 2016/2017, houve também espaço para desfile e atuações.

Entre os premiados da noite o destaque vai para os Atletas feminino e masculino do Ano. Ana Catarina Monteiro, com três medalhas de ouro conquistadas no Campeonato Nacional Universitário de Natação, foi a grande vencedora no setor feminino Nos homens, o grande vencedor foi Manuel Carvalho, pelos dois títulos nacionais universitários na Escalada e pela participação nos europeus universitários da modalidade.

A U.Porto apresentou os novos equipamentos desportivos para a época 2017/2018. (Foto: CDUP-UP)

O atleta Revelação do Ano foi Tiago Rodrigues, guarda-redes da equipa de Hóquei em Patins da U.Porto, que, à semelhança dos restantes nomeados, representou a Universidade com sucesso no seu primeiro ano académico.

Bruna Coentrão, com um vasto currículo de medalhas conquistadas na Natação desde 2013, foi a vencedor do galardão Reconhecimento Desportivo. O prémio de Técnico do Ano foi para Pedro Guimarães pelos títulos e trabalho desenvolvido no Atletismo. A modalidade individual do ano foi o Atletismo e a modalidade coletiva do ano foi atribuída à equipa de Futebol de 7 feminino. No campo do fitness, o instrutor destacado do Programa UPFit foi Núria Ferreira da Yoga.

Entregues os prémios relativos a última época, houve ainda tempo para entregar o prémio Carreira Desportiva. Sofia Rios (FADEUP) subiu ao palco para receber o prémio pela sua carreira de 10 anos de conquistas no desporto universitário pela U.Porto nas modalidades de Futebol 7 feminino, Futebol de Praia, Futevólei, Rugby 7 e Rugby de Praia.

A última homenagem (Mérito e Excelência) da noite foi para João Paulo Vilas-Boas, professor da Faculdade de Desporto da U.Porto (FADEUP) com um extenso percurso em prol do desporto nacional, nomeadamente nas áreas da Natação e Biomecânica. Recorde-se que este galardão existe há quatro anos, tendo já sido distinguidos o Nélson Puga, Pedro Sarmento, Carlos Magalhães, Manuel Janeira, Fernando Parente e Jorge Olímpio Bento.

O Reitor da U.Porto experimentou os novos equipamentos em primeira mão. (Foto: CDUP-UP)

Entre os discursos do Reitor Sebastião Feyo de Azevedo, do pró-reitor da Inovação Pedagógica e Desporto, Fernando Remião, da presidente da FAP, Ana Luísa Pereira, e do diretor do Centro de Desporto da U.Porto, Bruno Almeida, destacou-se ainda o desfile de apresentação dos novos equipamentos da Universidade do Porto para este ano letivo.

Durante a Gala do Desporto houve ainda espaço para homenagear os oito estudantes e docentes da U.Porto que participaram nas 29ª Universíadas de Verão, os atletas que venceram pela U.Porto medalhas nos Campeonatos Europeus Universitários, as Associações de Estudantes da U.Porto que alcançaram medalhas nos nacionais universitários, a equipa vencedora do Campeonato de Futsal de Funcionários da U.Porto, FEUPSal, e o membro mais ativo do ano no Programa UPFit, Maria João Fernandes.

A Gala de Desporto da U.Porto fechou um ano de conquistas que culminou com o alcance, pelo sétimo ano consecutivo, do Troféu Universitário de Clubes e pela conquista de 199 medalhas nas provas nacionais universitárias. Destaque ainda para o número redondo de 8081 inscritos nas atividades desportivas do CDUP-UP no ano letivo anterior, as 142 331 utilizações nas instalações desportivas e as 122 organizações e participações em eventos.