cadeira de rodas

O GTAEDES foi premiado na categoria Acessibilidades.

Grupo de Trabalho para o Apoio a Estudantes com Deficiências no Ensino Superior (GTAEDES), organismo que conta com a colaboração do Serviço de Apoio ao Estudante com Deficiência da Universidade do Porto,  é o vencedor da edição 2014 do Galardão da Inclusão, na categoria Acessibilidades, iniciativa que distingue anualmente instituições/empresas que tenham se destacado nesta área

A escolha foi feita através do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) e da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (IPL).

O galardão será entregue durante a V Gala da Inclusão, que vai decorrer a 6 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. Promovido pela Câmara Municipal de Leiria e pelo Instituto Politécnico de Leiria (IPL), este evento tem como objetivo primordial o de chamar a atenção da sociedade civil para a problemática da diferença.

Como e habitual, a V Gala da Inclusão inclui a entrega dos brinquedos recolhidos para crianças com necessidades especiais no âmbito da campanha “Mil Brinquedos Mil Sorrisos”. A sétima ediçaõ desta iniciativa teve início no dia 10 de novembro e terá como destinatários as Equipas locais de Intervenção Precoce (ELI) do Alentejo e Algarve. Todos os brinquedos serão adaptados antes de serem oferecidos.

Sobre o GTAEDES

O Grupo de Trabalho para o Apoio a Estudantes com Deficiências no Ensino Superior é um grupo de trabalho que completou este ano dez anos de existência, tendo a Universidade do Porto como elemento fundador. Deste grupo resultaram várias campanhas nacionais sobre a frequência de estudantes com deficiência no ensino superior, uma tentativa de conhecimento e avaliação da qualidade de inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior e também a Biblioteca Aberta do Ensino Superior (BAES).

O organismo esteve ainda na base da criação – coordenada pela U.Porto – de uma base de dados nacional com informação em suporte acessível que resultou/e resulta ainda de um trabalho em parceria e cooperação entre várias instituições do ensino superior nacionais.