O Reitor da U.Porto recebeu das mãos do presidente da AEP, Paulo Nunes de Almeida, o título de Sócio Honorário à Universidade do Porto. (Foto: AEP)

Foi no passado dia 2 de maio, na sede da Associação Empresarial de Portugal (AEP), que a Universidade do Porto foi distinguida com o título de Sócia Honorária. Com a atribuição deste título, a AEP pretendeu destacar o papel desempenhado pela U.Porto desde o ano da sua fundação (1911), e o contributo da instituição para a atividade económica do país e da região Norte.

Ainda segundo a AEP, esta distinção visa reconhecer o papel da Universidade como “uma das principais locomotivas do conhecimento e do empreendedorismo nacionais”, e que continua a ser responsável pela formação de milhares de estudantes, “que têm cimentado o prestígio da instituição” junto de empresas, quer portuguesas, quer estrangeiras.

Segundo os estatutos da AEP, pode ser atribuído o título de Sócio Honorário a “personalidades, empresas ou instituições que, por qualquer serviço importante prestado à atividade empresarial ou à Associação, se tornem credores desta distinção”.

A cerimónia de entrega do Diploma ocorreu na sede da AEP e contou com a presença dos Órgãos Sociais da Associação, bem como os outros dois distinguidos, Fernando van Zeller Guedes (Sogrape) e Luís Braga da Cruz (Fundação de Serralves).

Fundada em 1849 por José Vitorino Damásio, a Associação Empresarial de Portugal teve desde sempre o objetivo de “defender os interesses da indústria portuguesa, da divulgação de informação económica e tecnológica, a formação profissional e a promoção de produtos e serviços portugueses”.