iUP25k 2014 - WeTruck

Em 2014, o primeiro prémio do iUP25k foi para o WeTruck , um sistema que permite reduzir drasticamente o consumo de combustível e os níveis de poluição dos motores de refrigeração de camiões-frigoríficos.

Cinco prémios em competição, 25 mil euros em prémios e dez ideias de negócios inovadoras. No próximo dia 29 de maio (sexta-feira), serão estes os números em jogo na grande final da edição 2015 do iUP25k – Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto, iniciativa que pretende sensibilizar a comunidade para o empreendedorismo e apoiar criação de novas empresas que tenham por base um processo de exploração de conhecimento e inovação gerados na Universidade.

Produzir biodiesel de alta qualidade a um preço competitivo, treinar surf através de um aplicação para smartphones ou monitorizar em tempo real as colmeias são apenas algumas ideias inovadoras que vão passar pela “montra” da Sessão Oficial do iUP25k, que este ano terá lugar nas novas instalações da Porto Business School. De 35 ideias de negócios apresentadas nesta edição, somente 10 foram selecionadas como as mais promissoras para marcar presença na final.

Com um valor total de 25 mil euros (patrocinado pelo Banco Santander Totta), o primeiro prémio do concurso traduz-se, além dos 15 mil euros, em serviços consultoria e no depósito de um pedido de patente ou proteção de design nacional. Já o segundo e terceiro classificados vão ser contemplados com 5 mil euros cada em serviços de incubação e mentoring. O público presente no evento terá, ainda, a oportunidade de eleger a sua ideia favorita, à qual será atribuída o “Prémio do Público”. Haverá ainda espaço para premiar o vencedor do Social Business Edition, uma iniciativa que pretende distinguir a melhor ideia de negócio social.

O presidente da Federação Nacional dos Business Angels, Miguel Henriques, a Administradora Executiva da Porto Social, Raquel Castello Branco, ou o Diretor Geral da NET – Novas Empresas e Tecnologias, José Martins, são alguns membros do júri responsáveis por avaliar a viabilidade e potencial das ideias de negócio criadas pelos estudantes da Universidade do Porto.

A abertura da grande final do iUP25k está marcada para as 13h30 e será assinalada com as intervenções de Carlos Brito, Pró-reitor para o empreendedorismo e a inovação da U.Porto, e do Diretor do Santander Universidades, Marcos Ribeiro. A apresentação das ideias finalistas tem início às 14h50 e vai prolongar-se ao longo da tarde. O programa da sessão encerra pelas 17h45 com a comunicação dos vencedores e a entrega dos Prémios iUP25k

A Sessão Oficial do iUP25k é aberta ao público mas, por motivos logísticos, agradece-se aos interessados que se inscrevam através do formulário online disponibilizado para o efeito.