Mais de 300 alunos do 4º ao 12º ano vêem à U.Porto tentar provar que conseguem resolver problemas de forma criativa.

De 12 a 14 de abril, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai acolher as Olimpíadas de CriAtividade, onde vão participar cerca de 300 estudantes do ensino básico (4º ao 9º ano) e do ensino secundário (10º ao 12º ano).

A iniciativa, promovida pela Universidade do Porto e pela Torrance Center® (Portugal), incide sobre uma temática transversal bastante atual e de reconhecida pertinência no contexto educativo: a promoção de competências de Resolução Criativa de Problemas. A meta passa por incentivar a preparação  de cidadãos capazes de responder aos desafios atuais e futuros, a nível pessoal e profissional.

Durante estas Olimpíadas de CriAtividade, os participantes trabalharão de forma intensiva em atividades organizadas em quatro modalidades: Comunidade, Casos, Escrita e Arte. Em todas elas, vão receber um desafio em que terão que mostrar que são capazes de identificar exatamente qual o problema, propor soluções, criar critérios de decisão e elaborar um plano de ação, de forma criativa.

Os jovens vencedores nesta fase nacional vão ter a oportunidade de participar na competição internacional Future Problem Solving Program International, evento mundial de Resolução Criativa de Problemas aplicado ao contexto educativo, que terá lugar de 6 a 9 de junho, nos Estados Unidos da América.

Apesar de a competição ter como concorrentes as crianças e jovens, são também convidados a envolverem-se nesta atividade os docentes, técnicos educativos, encarregados de educação e instituições educativas.