Programa da Semana Académica de Formação Académica conta com 16 sessões especificamente pensadas para docentes do Ensino Superior.

Aproveitando a paragem de atividades letivas da Semana Académica, que este ano irá realizar-se de 7 a 11 de maio, a Universidade do Porto vai promover mais uma semana de formações pedagógicas destinadas a todos os seus professores e a professores de outras instituições de ensino superior nacionais e cujas inscrições (gratuitas) encontram-se já abertas.

Serão 16 ações de formação diretamente relacionadas com a atividade docente no Ensino Superior, cujo programa inclui tópicos como “Iniciação À Prática Pedagógica para Novos Docentes”, “Como Aprender a Ser Professor(a): Algumas Estratégias Pedagógicas”, “O Papel das Competências Interpessoais no Ensino Universitário”, “Como Acompanhar Alunos em Trabalhos de Projeto”, “Visualization for Teaching And Learning”, “Peer Coaching” ou “Video as a Teaching Tool”.

A presença de seis oradores de instituições de ensino superior da Alemanha constitui o grande destaque desta quarta edição da Semana Académica de Formação Pedagógica. Especialistas em formação de professores, Diana Seyfarth, Katrin Heß, Michael Hohne, Simone Belgardt, Theresa Wegner e Tobias Blank irão demonstrar na Universidade do Porto as técnicas de formação pedagógicas utilizadas no sistema de ensino superior alemão.

Estas sessões serão complementadas por outros tantos docentes de universidades e institutos politécnicos portugueses, incluindo os três docentes distinguidos com o Prémio de Excelência Pedagógica da U.Porto 2018 e uma docente premiada em 2017 que, desta forma, poderão passar o seu exemplo de boas práticas pedagógicas aos seus pares.

As formações irão decorrer no Edifício das Pós-Graduações da Faculdade de Economia, com a exceção das sessões de abertura e de encerramento da Semana Académica de Formação Pedagógica, que irão decorrer nos auditórios da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Desporto, respetivamente.

A sessão de abertura, intitulada Teaching in the Digital Age, terá lugar no dia 7 de maio, às 10h30, e estará a cargo de Michael Hohne, membro do Media Center da Technical University of Munich. A sessão de encerramento realiza-se às 16 horas do dia 11 de maio, tendo como oradores Simone Belgardt e Katrin Heß, do Karlsruhe Institute of Technology, que irão discorrer sobre “Research-based Teaching as a Teaching Strategy”.

Mais informações no Portal de Inovação Pedagógica da U.Porto.