Equipa de Voleibol alcançou o 2º lugar.

A equipa de Voleibol da U.Porto obteve  a melhor prestação na competição, ao terminar em 2.º lugar. (Foto: CDUP-UP)

A Universidade Porto ficou em segundo lugar em mais uma edição – a 30.ª – dos Jogos Galaico Durienses, evento desportivo que, entre os dias 21 e 22 de novembro, reuniu em Braga os estudantes/atletas das Universidades do Norte de Portugal e Galiza.

Andebol, Voleibol e Escalada foram as modalidades em competição nesta prova organizada pela Universidade do Minho. Apesar de não ter triunfado em nenhuma das modalidades, a U.Porto chegou ao pódio em todas elas.

No Voleibol, a Universidade ficou em 2.° lugar após perder a final com a Universidade do Minho. A equipa de Andebol venceu o jogo de atribuição do 3.º e 4.º lugar contra a Universidade de Santiago de Compostela, alcançando assim o último lugar no pódio. Na Escalada, a U.Porto disputou prova de Boulder e Velocidade e, no ranking das duas provas, alcançou também o 3.° lugar da competição.

Na classificação geral, a Universidade do Minho foi a primeira classificada com 17 pontos, seguida da U.Porto com 13 pontos, das universidades de Vigo e da Corunha, ambas com 10 pontos, da Universidade de Santiago de Compostela, com 8 pontos, e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com 5 pontos.

A delegação da U.Porto nestes XXX Jogos Galaico Durienses foi constituída por 35 atletas, treinadores e oficiais do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP).

Os Jogos Galaico Durienses são um evento que visa fortalecer os laços de amizade entre as universidades do Norte de Portugal (UMinho, UTAD e UPorto) e da Galiza (USantiago Compostela, UCorunha e UVigo), fomentando e consolidando laços culturais, sociais e desportivos, promovendo conhecimentos, reforçando o diálogo e disseminando formas de vida saudável entre os membros da comunidade universitária.