U.Porto venceu a medalha de prata no coletivo no CNU de Natação 2012/2013.

No passado domingo, 28 de abril, uma delegação de 36 atletas da U.Porto deslocou-se a Lisboa para disputar o Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Natação. Esta seleção regressou ao Porto com o troféu de vice-campeã nacional e 18 medalhas individuais ao pescoço: 9 ouros, 5 pratas 4 bronzes.

A competir em casa, a Universidade de Lisboa foi a grande vencedora do título de campeã nacional que pertencia à U.Porto já há quatro anos consecutivos. Uma vitória apertada para a U.Lisboa que ficou apenas 3 pontos acima da U.Porto na classificação final.

As nove medalhas de ouro foram conquistadas por Joana Rodrigues (FDUP) nos 100 m livres e 400 m livres; por Ana Monteiro (FEUP) nos 50 m livres, 100 m livres e 100 m costas; por Paulo Santos (FMUP) nos 50 m livres e 100 m livres; nos 4×50 m livres por Ana Monteiro, Marta Abreu, Alexandra Oliveira (FADEUP), Joana Rodrigues, e, por último, com record nacional universitário em 4×50 m estilos por Vânia Neves, Marta Abreu, Ana Monteiro, Joana Rodrigues.

As medalhas de prata pertenceram a Gustavo Fortuna nos 100 metros costas,  Marta Abreu (FMDUP) nos 200 m estilos, Vânia Neves (ICBAS) nos 400 m livres, nos 4×50 m estilos a Gustavo Fortuna, Tiago Marques (FADEUP), Diogo Moreira (FEP), Paulo Santos, e nos 4×50 m livres a Emanuel Pinho (FEUP), Dário Santos, Igor Carvalho (FEUP), Paulo Santos.

A U.Porto fechou o pódio com quatro medalhas de bronze conquistadas por Gustavo Fortuna (FADEUP) nos 50 m costas, Diogo Moreira (FEP) nos 50 m livres e 200 m Estilos e Dário Santos (FCUP) nos 100 m Livres.

Na classificação final, a U.Lisboa foi mais forte com 178 pontos, com a U.Porto logo a seguir alcançando um total de 175 pontos e em terceiro lugar o IPP com 159 pontos.