Equipa de Futebol de 7 feminino da U.Porto é tetra campeã nacional universitária.

Equipa de Futebol de 7 feminino da U.Porto é tetra campeã nacional universitária.

A Universidade do Porto continua em grande nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) 2014/2015. Só nos últimos dias, a U.Porto garantiu a conquista do “tetra” no Futebol 7 feminino e do bicampeonato no Basquetebol 3×3 masculino, ocupando ainda os lugares mais altos do pódio no Squash.

O percurso vitorioso começou a desenhar-se a 27 de maio, na Covilhã, palco do CNU de Futebol 7. Grande dominadora da modalidade nos últimos anos, a seleção feminina da U.Porto não fez por menos e conquistou o seu o quarto título nacional universitário consecutivo depois de uma final cheia de emoções frente ao Instituto Politécnico do Porto (IPP). No fim do tempo regulamentar o resultado apontava 1-1. O prolongamento não alterou o marcador o que levou à decisão por grandes penalidades. A vitória sorriu à Universidade do Porto, com duas defesas da guarda-redes Ana Rute Costa (FADEUP) que fecharam o resultado em 4-2.

U.Porto vence nas grandes penalidades na final do CNU.

U.Porto vence nas grandes penalidades na final do CNU. Ana Rute Costa na imagem.

Desta forma, a equipa feminina da Universidade do Porto fica apurada para representar a instituição no Europeu Universitário de Futebol que se realiza em Osijek, Croácia, de 21 a 28 de julho.

A equipa masculina de Futebol de 7 alcançou o quarto lugar após ter perdido o jogo de atribuição do 3º e 4º lugar, nos penaltis, por 6-5, frente à Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM).

U.Porto é bicampeã nacional no Basquetebol 3×3

Equipa masculina da U.Porto sagra-se campeã nacional de basquetebol 3x3.

Equipa masculina da U.Porto sagra-se campeã nacional de Basquetebol 3×3.

Também a 27 de maio, a cidade da Covilhã testemunhou a conquista de mais um título nacional universitário para a U.Porto, desta vez no Basquetebol 3×3 masculino. Pedro Muñoz, William Santos e José Roberto Silva (FADEUP) foram os vencedores e confirmaram igualmente a presença no Europeu Universitário da modalidade, que decorre em Kragujevac, Sérvia, de 23 a 26 de julho.

No feminino, a U.Porto alcançou a medalha de bronze por Alexandra Meinedo, Clara Rodrigues (FADEUP), Catarina Vieira e Joana Cortinhas (FEUP).

Ouro e Prata no Squash

O CNU de Squash decorreu a 28 de maio em Aveiro, e foi dominado pelos estudantes da U.Porto. No final, Miguel Mascarenhas (FMUP) sagrou-se campeão nacional universitário de Squash ao vencer o companheiro Rui Ferreira (FEUP) pelo parcial de 3-0.

Na disputa pelo 3.º e 4.º lugares, José Guilherme Carreiro (FEUP) perdeu frente a um atleta da AAUAv, falhando aquele que poderia ter sido um pódio inteiramente portuense. Eduardo Ferreira (FADEUP) ficou pela fase de grupos.