Serviço inovador de gestão de vídeo permite registar e distribuir os contéudos das aulas de forma simples.

O projeto Educast@fccn, no qual a Universidade do Porto é parceira estratégica através da sua unidade de Novas Tecnologias na Educação (GATIUP), acaba de ser premiado com o EUNIS Elite Award 2013, um galardão promovido pela EUNIS (European University Information Systems Organization) e que visa distinguir projetos de excelência no campo da implementação de sistemas de informação no contexto do Ensino Superior.

EDUcast@fccn é um serviço inovador de gestão de vídeo no qual as aulas podem ser registadas e distribuidas de forma simples. Pretende-se ao mesmo tempo consolidar uma comunidade de especialistas no desenvolvimento de conteúdos para e-learning, sobretudo na componente audiovisual.

É neste âmbito que a U.Porto se posiciona hoje como uma entidade pivôt privilegiada nesta rede nacional de especialistas em conteúdos audiovisuais para e-learning através do seu papel na gestão do serviço, em parceria com a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).

Esta é a segunda vez que a EUNIS reconhece a mais valia do EDUcast@fccn ao nível da promoção do e-learning e da utilização de vídeo no Ensino Superior, através da cooperação entre universidades. Em 2012, o projeto havia recebido uma menção honrosa associada ao mesmo prémio.

O EUNIS Elite Award 2013 vai ser entregue durante o 19º Congresso da EUNIS (12 a 14 de Junho, em Riga, Letónia), no qual estará representada a equipa de desenvolvimento do projeto vencedor.

Para mais informações, contactar a unidade de Novas Tecnologias na Educação da U.Porto ([email protected]) ou visite o portal TIC da U.Porto.