EUSA Games 2016 Rugby 7s femininoA equipa de Rugby 7s feminino da Universidade do Porto garantiu esta quinta-feira a primeira medalha para a Universidade nos Jogos Europeus Universitários (EUSA Games) ao conquistar o bronze na competição que está a decorrer nas cidades Croatas de Zagreb e Rijeka (EUG Zagreb-Rijeka 2016).

Depois de um arranque em falso (derrota por 5-7 contra a Universidade de Valência), as até agora vice-campeãs europeias universitárias conseguiram bater a anfitriãs da Universidade de Zagreb por expressivos 30-0. A segunda derrota na competição (0-26 frente às francesa da Universidade de Paris 13) parecia comprometer as aspirações a uma medalha, mas a equipa respondeu à altura com vitórias sobre a Universidade de Gloucestershire (Reino Unido) por 24-19 e a AACoimbra, por 17-5.

No jogo que definiu a atribuição da medalha de bronze, as atletas da U.Porto vingaram a derrota no primeiro jogo e bateram a Universidade Valencia por concludentes 29-5, garantindo assim um lugar no pódio.

Esta é a terceira medalha consecutiva desta equipa em competições internacionais, depois de em 2014, na Holanda, ter conquistado medalha de bronze e no ano passado ter alcançado o segundo lugar, na Hungria.

Recorde-se que nesta edição dos EUSA Games, a decorrer até ao próximo dia 25 de julho, a U.Porto está representada por uma comitiva de  71 estudantes e 13 técnicos, distribuídos por nove modalidades (Andebol (feminino), Basquetebol 3×3 feminino e masculino, Futebol 7 feminino, Karaté, Remo, Rugby 7 feminino, Ténis de Mesa, Voleibol de Praia e Xadrez).

O desempenho dos estudantes da U.Porto no maior evento europeu do desporto universitário pode ser acompanhado no site oficial do evento e na página do CDUP-UP no Facebook.