pavilhao_estadio_universitario

Espaço inclui 1910 m2 destinados à prática de várias modalidades desportivas. (Foto: CDUP-UP)

Vai ser inaugurado oficialmente esta terça-feira, 20 de setembroDia Internacional do Desporto Universitário, o “novo” Pavilhão Prof. Dr. Galvão Teles, um espaço integrado no histórico Estádio Universitário do Porto e que vem reforçar a oferta de espaços desportivos disponibilizados pela Universidade do Porto a toda a comunidade.

Com “nova cara”. É assim que o pavilhão se apresenta após uma intervenção iniciada em dezembro de 2015 e que incluiu a instalação de um novo piso, um novo telhado e algumas intervenções na zona da receção e balneários. No total, o espaço disponibiliza 1910 metros quadrados destinados à prática de várias modalidades desportivas.

Com lotação para 400 pessoas, o Pavilhão Prof. Dr. Galvão Teles foi inaugurado a 25 de outubro de 1968 (15 anos após a inauguração do Estádio Universitário Prof. Dr. Jayme Rios Souza) e, durante décadas, foi uma referência para a prática desportiva dos estudantes da Academia. Após alguns anos sob gestão do Centro Desportivo Universitário do Porto (C.D.U.P), o espaço passou em 2013 para as mãos da Universidade do Porto, que ali espera dinamizar – através do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) – a sua oferta alargada de atividades de formação e competição.

pavilhao_estadio_universitario_02

O “novo” pavilhão foi um dos palcos do Campeonato do Mundo Universitário de Floorball, realizado em julho passado. (Foto: CDUP-UP)

O “novo” pavilhão foi estreado em julho passado, durante o Campeonato do Mundo Universitário de Floorball, coorganizado pela U.Porto e pela Federação Académica do Porto (FAP). No futuro, o espaço estará aberto ao público em geral (mediante reserva).

A cerimónia tem início às 11h30 e vai contar com a presença do Reitor Sebastião Feyo de Azevedo e alguns ilustres. O programa inclui a realização de um Jogo das Estrelas, um jogo de futsal que junta alguns diretores de faculdades e personalidades do desporto universitário.