Cada vencedor do Prémio Incentivo receberá o valor equivalente à propina anual da U.Porto. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Como vem sendo tradição, a Universidade do Porto vai aproveitar a comemoração do Dia da Universidade 2018 (22 de março) para distinguir e celebrar os membros da instituição que mais se destacaram durante o último ano. Entre eles estão os 22 vencedores do Prémio Incentivo, iniciativa que, pelo nono ano consecutivo, vai distinguir os melhores estudantes do 1.º ano de cada faculdade da U.Porto.

No valor de 999 euros (equivalente à propina anual), o Prémio Incentivo 2018 destina-se aos estudantes que, no ano letivo 2016/2017, completaram o 1.º ano com a melhor média nas 14 faculdades da U.Porto (as que têm mais de 1500 estudantes inscritos distinguem dois ou mais estudantes). O objetivo passa por promover e incentivar a excelência entre os estudantes desde o seu primeiro ano de matrícula na Universidade.

Entre os estudantes que vão ser distinguidos este ano, Gonçalo Santos, do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia (FEUP), é aquele que regista a média mais alta –  19,77 valores – no primeiro ano do curso. O “top 3” fica completo com os nomes de Álvaro Silva (também do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP) e Alberto Pacheco ( 1.º Ciclo de Matemática da Faculdade de Ciências), ambos com média de 19,35 valores e que, à semelhança dos restantes premiados, verão reconhecidos pela U.Porto a qualidade e o empenho demonstrados ao longo do primeiro ano de faculdade.

A lista de premiados inclui ainda os nomes de Diogo Silva (1.º Ciclo em Ciências do Desporto / FADEUP), Ricardo Melo (MI em Arquitetura / FAUP), Ana Filipa Leal (1.º Ciclo em ADesign da Comunicação / FBAUP),  Filipa Rocha (1.º Ciclo em Ciências da Nutrição / FCNAUP), Gonçalo Paredes (1.º ciclo em Ciência de Computadores / FCUP), Brigida Malheiro (1.º ciclo em Direito / FDUP), José Pedro Rocha e Marta Vaz (1.º ciclo em Gestão / FEP), João Luís Ferreira (MI em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores / FEUP), Rui Alves (MI en Engenharia Informática e Computação / FEUP), João Guedes (MI em Ciências Farmacêuticas / FFUP), Luísa Figueiredo (1.º Ciclo em Estudos Portugueses / FLUP), Bruno Almeida (1.º ciclo em Línguas, Literaturas e Culturas / FLUP), Beatriz Anunciação (MI em Medicina Dentária / FMDUP), Carolina Costa e Ana Moreira (MI em Medicina / FMUP), Inês Salgado, (MI em Psicologia / FPCEUP), Miguel Morim e Silviana Ribeiro (MI em Medicina / ICBAS).

Os Prémios Incentivo 2018 vão ser entregues no dia 22 de março, quinta-feira, no Salão Nobre da Reitoria, durante a Sessão Solene do 107.º aniversário da U.Porto.