Estudantes estrangeiros 2013

O Brasil é o país mais representado com 339 estudantes em mobilidade na U.Porto

A Universidade do Porto está transformada numa verdadeira sociedade das nações. Cerca de 1200 estudantes vindos de 91 países são esperados esta quinta-feira, dia 25 de setembro, a partir das 17h00, na Reitoria da U.Porto, para participar na sessão oficial de boas-vindas aos estudantes internacionais da Universidade do Porto que chegam a Portugal ao abrigo de programas internacionais de mobilidade.

Este ano letivo, a U.Porto espera receber mais de 3500 estudantes internacionais sendo que 1178 estudantes chegam já neste primeiro semestre através de programas internacionais de mobilidade como o programa Erasmus. A sessão contará com a presença de estudantes de cinco continentes – oriundos de 91 países – e que vão cumprir, pelo menos, um semestre de estudos nas 14 faculdades da U.Porto.

Na lista de estudantes, o Brasil é o país mais representado com 339 estudantes em mobilidade na U.Porto. Seguem-se a Espanha (167), a Itália (120), a Polónia (60), a Alemanha (55), a França (39) e a República Checa (36) como países mais representados numa lista dominada pela Europa mas que conta também com estudantes provenientes de países como a Republica Dominicana, a Tanzânia, o Egipto ou a Índia.

Estes 1200 mil estudantes juntam-se aos mais de 2000 estudantes e investigadores internacionais que estão já na Universidade a realizar um curso completo ou a desenvolver a sua atividade científica. Até final do ano letivo, a U.Porto espera acolher mais de 3500 estudantes e investigadores internacionais, número que representa já cerca de 11% de toda a comunidade académica. Por outro lado, mais de 500 estudantes da U.Porto já partiram para um período de mobilidade ao abrigo do programa Erasmus.

Recorde-se que a U.Porto uma das universidades europeias com maior presença no programa Erasmus e participa em praticamente um terço de todos os projetos aprovados pela União Europeia no âmbito do Programa Erasmus Mundus.