Parque da Quinta de Lamas01

Imagem virtual da nova alameda arborizada que liga a FEUP e a FEP.

A partir do dia 2 de julho, a comunidade académica e a população do Porto vão passar a dispor de um novo espaço verde na Asprela. É nesse dia que o Reitor da Universidade do Porto vai inaugurar o novo Parque da Quinta de Lamas, três hectares de jardim e espaços desportivos localizados entre as faculdades de Engenharia e de Economia.

Num terreno que se encontrava maioritariamente abandonado e sem utilização, a Universidade do Porto criou um novo parque urbano aberto a toda a população, com mais de 18.000 metros quadrados de área relvada e mais de 700 árvores e arbustos plantados, desenhado para proporcionar oportunidades de recreio em espaço verde, com zonas de desporto informal, percursos pedonais e cicláveis e áreas de socialização.

O projeto de requalificação urbana do Parque da Quinta de Lamas, coordenado pelo arquiteto paisagista e professor associado da FCUP Paulo Farinha Marques, destaca-se pela larga alameda – ensaibrada e flanqueada por dois alinhamentos paralelos de árvores – que faz a ligação visual e física da FEUP e a FEP, mas também pela grande clareira relvada, envolvida por uma orla arbórea, e pelo “descobrimento” da Ribeira da Asprela, que ali passava “encanada” e agora corre a céu aberto, com leito e margens naturalizados.

Parque da Quinta de Lamas02

A nova alameda tem uma ponte que atravessa a renaturalizada Ribeira da Asprela.

A empreitada, da total responsabilidade da Universidade do Porto, representou um investimento superior a 1,1 milhões de euroscofinanciados em 750 mil euros pelo Banco Santander Totta, ao abrigo do Convénio de Cooperação entre a U.Porto e aquela entidade bancária –, sendo um dos melhores exemplos do contributo para a promoção do desenvolvimento local que tem vindo a ser realizado pela U.Porto.

Com este parque, a Universidade do Porto está a proporcionar à cidade um polo de recreio ao ar livre, a promover a qualidade ambiental do campus da Asprela e a conferir unidade espacial, coerência urbanística, valor estético e mobilidade acrescida a uma zona de forte concentração urbana.

A cerimónia de inauguração do novo Parque da Quinta de Lamas, agendada para as 11h30 do dia 2 de julho, contará com as intervenções do Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e do Presidente do Banco Santander Totta, António Vieira Monteiro.

A inauguração será animada com uma pequena feira de rua com vendedores de pipocas, gelados, bolas de Berlim e um tradicional tocador de realejo. O novo parque terá também espaços para piquenique, que neste dia serão utilizados para almoço por estudantes e colaboradores das faculdades mais próximas.