Mais um obstáculo ultrapassado pela U.Porto que vence mais um título de campeã nacional universitária.

A Universidade Porto deslocou-se no passado fim de semana a Guimarães para vencer pela quinta vez consecutiva o Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo em Pista Ar Livre, uma das provas rainhas do Desporto Universitário em Portugal.

Principal “alvo” a abater por parte das restantes instituições de ensino superior presentes,  a U.Porto teve nos seus 35 atletas a força para a renovação do título. E foi com a conquista de 20 medalhas, 6 de ouro, 11 de prata e 4 de bronze que o feito foi alcançado.

No Lançamento do Dardo, o destaque vai para Teresa Ribeiro (FADEUP) e Daniela Ferreira (FADEUP), novas campeã e vice-campeãs nacionais, respetivamente. As restantes medalhas de ouro foram conquistadas por Isabel Ribeiro (FMUP) no Lançamento do Peso, Cláudia Rodrigues (ICBAS) no Salto em comprimento, Diogo Costa (FADEUP) no Salto com Vara, Salomé Rocha (FADEUP) nos 3000m obstáculos, e pelo quarteto composto por Daniel Soares (FADEUP), Emanuel Neves (FEUP), Óscar Vilaça e Edgar Baptista da (FADEUP), nos 4x200m Estafetas

Dos restantes resultados obtidos pelos estudantes da U.Porto, nota para o Lançamento do Martelo, onde   Mariana Pinto (FDUP) e Pedro Guimarães (FADEUP) conquistaram a prata e o bronze nos respetivos setores. Já no Triplo Salto, foi Isaac Lopes (FEUP) que venceu o 2º lugar. De prata foram também as prestações de Andreia Nicolau (FADEUP) e Óscar Vilaça (FADEUP) no Salto em Altura, prova em que Rita Ferraz (FCUP) amealhou o bronze.

Nas provas de corrida, Daniela Cunha (FCUP) foi a 2ª classificada nos 1500m, logo seguida por Isabel Areias (FADEUP). Nos 100m barreiras, a prata foi entregue a Cláudia Rodrigues (ICBAS), ao passo que Sara Martins (FMUP) venceu o bronze nos 400m. Já nos 100m, Edgar Baptista conquistou a prata, assim como Joana Fortuna (FADEUP) no setor feminino. Por fim, nova prata para Adília Fernandes (FAUP), Patrícia Silva, Cláudia Rodrigues (ICBAS), Sara Martins (FMUP) nos 4x200m Estafetas.

O título conquistado pela U.Porto no CNU Atletismo Pista Ar Livre veio, de resto, abrilhantar uma semana em grande para o desporto da Universidade, culminado com a conquista de 24 medalhas e sete títulos individuais nos Campeonatos Nacionais Universitários Individuais, que decorreram de 5 a 11 de maio, na cidade de Guimarães.