Joana Branco e Letícia Gonçalves

Joana Branco e Letícia Gonçalves viram recompensado todo o trabalho árduo dos últimos meses de treino. (Foto: CDUP-UP)

As estudantes da Universidade do Porto Joana Branco e Letícia Gonçalves conquistaram a medalha de bronze na prova de double scull ligeiro do Campeonato Europeu Universitário de Remo, que se disputou na cidade alemã de Hannover. A dupla portuense garantiu assim a primeira medalha de sempre da U.Porto no Remo feminino e a quinta na edição deste ano da principal competição europeia do desporto universitário.

“A regata teve uma largada forte e depois de meio da regata foi subir o ritmo e tentar chegar o mais à frente possível. Estamos muito felizes pelo objetivos cumpridos”, conta Joana Branco.

As duas atletas destacaram-se também a nível individual, ao atingir a final A de skiff ligeiro. Joana Branco (FEUP) alcançou o 6° lugar , ao passo que Letícia Gonçalves (FLUP) foi nona classificada.

No setor masculino, a U.Porto ficou ás portas de nova medalha, ao alcançar o 4.° lugar – entre 13 equipas participantes – na Final A double-scull pesado, por Miguel Menezes e Guilherme Gomes. “Ficamos com a sensação que uma medalha seria nossa mas desta vez o barco não ajudou, o barco não se mantinha dentro da pista e isso fê-los perder demasiado tempo e energia. Ainda assim considero um excelente lugar”, explica o treinador Ricardo Cardoso.

No Skiff pesado masculino, os atletas da U.Porto falharam o acesso à final A mas, ainda assim, registaram uma participação honrosa.  Vítor Bermudes alcançou o 10.° lugar, Guilherme Gomes foi 12.° e Miguel Menezes o 13.°, entre os 18 atletas participantes.

Recorde-se que, nos últimos meses, mais de 80 atletas estudantes, sete treinadores e oito oficiais do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) viajaram por toda a Europa para representar a U.Porto nos Campeonatos Europeus Universitários. Um esforço recompensado com a conquista inédita de duas medalhas de ouro (Futebol 7 feminino e Karaté) , uma medalha de prata (Rugby 7 feminino) e duas medalhas de bronze (Karaté e Remo feminino.

Em outubro a U.Porto volta à ação para participar no Campeonato Europeu de de Xadrez, que se realizará na Arménia.