Equipa feminina de Futebol 7 da U.Porto terminou a prova com uma vitória, um empate e três derrotas.

A Universidade do Porto conquistou um honroso 6º lugar no 10º Campeonato Europeu Universitário de Futebol 7 feminino, competição que,  de 23 a 30 de junho, reuniu em Almeria (Espanha) as 24 melhores equipas universitárias europeias da atualidade.

Nesta segunda participação na principal competição universitária de futebol / a nível europeu, a equipa da U.Porto calhou no “grupo da morte”,  a par de algumas das equipas mais fortes do Campeonato. Foi o caso da Universidade de Toulouse (França), campeã em título, que demonstrou a sua superioridade e derrotou as nortenhas por 6-2 no jogo inaugural.

No segundo dia, a U.Porto também não teve vida facilitada frente à  Universidade de Málaga naquele que foi o jogo mais bem disputado desta formação.  A seleção da U.Porto procurou mais a baliza  e mostrou que tinha as meias-finais como objetivo, mas a falta de sorte e a eficácia das malaguenhas ditou nova derrota (1-2) e o fim do sonho das meias-finais.

No terceiro jogo do grupo, frente à Universidade de Magdeburg (Alemanha), a U.Porto voltou a impor o ritmo de jogo, marocu primeiro, mas não conseguiu levar a melhor num jogo que terminou empatado a uma bola. A primeira vitória da acabou por chegar ao quinto dia de competição e logo frente à equipa da casa. A Universidade de Almeria não teve força para parar o ataque da U.Porto que apontou quatro golos e sofreu apenas um, garantindo a presença na decisão do 5º e 6º lugar

Neste último jogo, a U.Porto voltou a encontrar a Universidade de Madgeburg, mas desta vez as alemãs foram mais fortes acabando por vencer a formação portuguesa por 5-1. A U.Porto terminava assim o Europeu  6º lugar, igualando o feito alcançado em 2012, em Córdoba.

Sob orientação de Ivan Batista e Miguel Moreira, a delegação da U.Porto presente na competição contou com 14 atletas, provenientes quatro faculdades da U.Porto: Sónia Capela Santos, Rita Martel e Leonie Pankratz (FLUP), Sofia Rios (FCUP), Catarina Silva (FBAUP), Ana Filipa Oliveira, Rita Lima, Cláudia Calçada, Ana Rute Costa, Rita Fontemanha, Ana Moreira, Joana Silva, Carlota Ferreira (todas da FADEUP).